Não compre carro usado antes de passar na DEKRA

Comprar um carro usado ou seminovo pode parecer uma tarefa fácil. Mas não é!
Para evitar que você tenha uma tremenda dor de cabeça, a DEKRA te ajuda a fechar negócio com mais segurança.

Conte com a DEKRA para te ajudar a comprar e vender
um carro usado com segurança, tranquilidade e transparência.

Siga os passos abaixo e evite dores de cabeça na hora de comprar seu carro usado.

PASSO 1 – Escolhendo seu próximo carro usado

Comprar um carro usado ou seminovo é um ótimo negócio, desde que você saiba como proceder antes de realizar a compra, para que o barato não saia caro.

A primeira dica aqui é: suspeite de valores muito abaixo da tabela FIPE ou com quilometragem inconsistente com o ano do veículo.


Não avalie um carro usado pelas fotos ou por suas características descritas no anúncio. Mesmo olhando o carro presencialmente, geralmente os problemas mais graves nunca estão aparentes e, por trás de um carro lindo e impecável, podem  haver problemas estruturais ou de identificação graves, que podem trazer problemas sérios de segurança para seus ocupantes e também prejuízos enormes que podem chegar até à apreensão e perda do veículo.

A compra de um carro usado, seja de uma pessoa física ou de uma loja, é protegida por lei. No caso da pessoa física, você pode buscar o CC – Código Cívil Brasileiro e no caso de lojas o CDC – Código de Defesa do Consumidor, para buscar seus direitos. Mas, mesmo assim, são processos onerosos que consomem bastante tempo e são desgastantes.


Existe uma forma de você evitar todo esse problema. E é isso que iremos lhe ensinar nesses seguintes passos simples. Siga cada um deles no seu processo de compra de um carro usado e compre com tranquilidade e segurança. E claro, com a garantia DEKRA, a maior especialista em vistorias e inspeções de veículos do mundo.

PASSO 2 – Escolhendo a melhor opção entre as milhares de ofertas

Atualmente existem milhares de carros usados disponíveis no mercado. Portais e classificados de veículos oferecem a possibilidade de encontrar milhares de ofertas em todos os cantos do país. Mesmo após selecionar a marca, modelo, ano e região, aparecem muitas opções do modelo desejado. E aí vem a pergunta: Como posso filtrar, dentre essas opções, os carros que valem a pena negociar e que não vão me fazer entrar numa fria?

A dica é: não perca tempo visitando e negociando carros usados por aí. Você pode consultar o histórico de qualquer veículo usado apenas usando o número da placa pela internet.


Com o histórico veicular Checkauto é possível saber informações de acidentes graves, multas, restrições, quilometragem e muitas outras.


A Checkauto oferece uma forma simples de você selecionar a melhor opção entre as milhares disponíveis. Não perca tempo negociando veículos com restrições ou problemas históricos. Por mais que possa parecer um bom negócio, você terá problemas para transferir o veículo para sua propriedade, resultando em transtornos, perda de dinheiro e tempo.

Mas como faço isso? Qual o procedimento? 

O processo é simples. Contate o vendedor e peça a placa do veículo. Acesse http://www.checkauto.com.br e adquira o relatório completo desse veículo pela internet. É fácil, rápido e seguro.

PASSO 3 – Histórico não é tudo. Antes de fechar, você precisa de uma vistoria de pré-compra.

Ok, você selecionou algumas opções dentre as milhares disponíveis, consultou o histórico de alguns carros e agora quer dar o próximo passo. Então, vamos lá.


O histórico veicular, infelizmente, não é a prova de fraudes. O carro pode estar 100% livre de qualquer restrição, de registros de acidades graves, leilões, entre outros, mas isso não quer dizer que esse veículo não possa ter sido modificado ou fraudado para ser vendido. Criminosos são criativos e sabem disso. Muitas vezes usam veículos sem nenhum rastro ou restrição, justamente para não deixar pistas e o veículo ser a prova de qualquer suspeita. Mas e aí? O que fazer agora?


Calma, a DEKRA também te ajuda nisso. Agora é a hora de investigar a procedência do veículo antes de realmente fechar o negócio. E para isso, a DEKRA oferece dois tipos de vistoria de pré-compra para você ter a certeza da procedência desse veículo.

Por trás de uma boa aparência um carro pode ter muitos problemas escondidos. Para ter certeza das reais condições é essencial fazer uma vistoria de procedência ou pré-compra antes de fechar negócio.

Com a vistoria de procedência DEKRA Garantido é possível saber sobre atributos importantes como pintura, estado de conservação, itens de segurança, estrutura, entre outros. São até 250 itens avaliados.


Mas como faço isso? Qual o procedimento? 


O processo é simples, mas exige que você contate o vendedor e marque um encontro em uma das unidades DEKRA perto de vocês – temos unidades em todos os estados do Brasil e em mais e 4800 municípios. Você pode usar a DEKRA como Ponto de Encontro para realizar o encontro, fazer a vistoria, negociar o melhor valor, baseado no resultado do laudo, e depois proceder para o fechamento do negócio.

Mas e se meu carro estiver como “não conforme”?

Laudo DEKRA “não conforme” indica observações graves. Verifique no detalhamento do laudo o que foi apontado e evite comprar se o Laudo DEKRA apresentar danos estruturais, restrições ou problemas na documentação ou problemas sérios como numeração de chassi, identificação ou indicações de batidas graves não registradas. Laudo DEKRA “não conforme” indica que você certamente terá problemas ao comprar esse veículo.


E se meu carro estiver como “conforme com observação”?


Isso não significa que você pode ter dores de cabeça com ele. Laudo DEKRA “conforme com observação” não interfere na originalidade, identificação, estrutura e segurança do veiculo e, certamente, podem ser arrumados. Laudos DEKRA “conforme com observação” estão oferecendo transparência na negociação. Isso pode ser usado para negociar o valor mais apropriado para esse veículo, por exemplo.


E se o carro estiver “conforme”?


Se o carro estiver “conforme” no Laudo DEKRA, isso significa que o carro está apto para ser comprado, sem indicar qualquer observação que possa lhe trazer problemas no futuro. Veículos com Laudo DEKRA “conforme” são confiáveis para comprar.

PASSO 4 – E o motor? A vistoria DEKRA cobre isso?

Fique atento. A vistoria de pré-compra atesta a originalidade do veículo e não avalia sua parte mecânica.


Avaliar um motor é delicado. Contar com um mecânico experiente para olhar o carro é algo complicado no momento da compra.


Mas, não se preocupe! A DEKRA, pensando sempre em novas formas de proporcionar transparência e segurança na hora de comprar e vender um carro usado, está lançando a Avaliação Mecânica DEKRA. Um serviço exclusivo no Brasil que avalia o estado do motor, freios, suspensão e parte elétrica através de uma vistoria completa. 

Era o que faltava para você comprar seu carro usado com total tranquilidade e confiança.

PASSO 5 – Hora de fechar negócio. O que fazer?

Esse momento gera muitas dúvidas. Fechar a compra de um carro usado, principalmente entre pessoas físicas, deve ser feito com cuidado e sem esquecer de nenhum detalhe.

No passo 3 indicamos para você encontrar o vendedor em uma unidade DEKRA perto de vocês. Disponibilizamos o Ponto de Encontro DEKRA gratuitamente, em todo o Brasil, para ser um local seguro e confortável onde você pode negociar o veículo e ainda contar com especialistas da DEKRA para te ajudar a fazer um bom negócio e comprar com transparência e segurança.

É muito importante que você não se arrisque encontrando com pessoas estranhas em locais públicos. Oferecemos a segurança das unidades DEKRA espalhadas pelo país para que você  feche negócio em um local seguro.

Caso o negócio se concretize após o encontro, você deverá seguir os seguintes passos:

1. A transferência do valor do veículo é feita geralmente de forma eletrônica, do comprador para o vendedor. Recomenda-se que seja feita no momento da assinatura do CRV – Certificado de Registro do Veículo,

2. A comunicação de venda do veículo deverá ser feita em cartório, com reconhecimento de firma por autenticidade do vendedor e do comprador na “Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo ATPV”, no verso do CRV.

3. Volte para a DEKRA que você fez a vistoria cautelar e realize a vistoria obrigatória de transferência do veículo. Ela faz parte da documentação necessária para a emissão do novo documento em seu nome.

4. Em posse do CRV assinado pelo vendedor e do laudo da vistoria obrigatória de transferência, você precisa se dirigir ao DETRAN de sua cidade no prazo de 30 dias, para poder entrar com o processo para emissão do novo CRVL – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.

PASSO 6 – E agora? O que é preciso fazer?

Agora é só usufruir seu novo carrão.

Mas espere! E a garantia? Como funciona o procedimento e quais são os seus direitos na compra de um carro usado?

Quer mais tranquilidade ao comprar um carro usado?
Agora você pode ter Garantia Mecânica da TOO Seguros em parceira com a DEKRA. 


A DEKRA oferece mais essa segurança para você que está comprando um carro usado – Uma garantia igual garantia de fábrica! Isso mesmo, garantia mecânica por 1 ano. Aproveite essa oportunidade de ter mais tranquilidade com seu novo carro. Clique no botão abaixo e veja se o seu veículo é elegível. Caso seja, agende a vistoria DEKRA para ter um carro usado com garantia de novo.

Conheça as vistoria veiculares da DEKRA

Vistoria DEKRA Garantido

Só o DEKRA Garantido analisa mais de 250 itens incluindo o histórico, identificação, estrutura, pintura e estado de conservação do veículo. O único Laudo com certificado de procedência DEKRA que permite você comprar um carro usado com transparência e segurança.

Vistoria Cautelar DEKRA

O laudo cautelar DEKRA é uma vistoria completa que analisa e atesta o histórico veicular, sua originalidade, a documentação e a estrutura do veículo.  São itens que comprovam sua originalidade e evita fraude na hora de comprar e vender um carro usado

Vistoria de Transferência

Vistoria de transferência obrigatória do DETRAN ao comprar ou vender um veículo.  Compreende análise de originalidade da numeração do chassi, do número do motor, dos itens de segurança e toda a documentação do veículo.

Por que escolher a Vistoria DEKRA

Transparência

Análise imparcial e independente do veículo que está comprando

Negociação mais justa

Tanto para quem está comprando quanto quem está vendendo

Garantia de procedência

Garantia exclusiva DEKRA da procedência do veículo

Mais de 90 anos de mercado

Conte com especialistas DEKRA para comprar seu carro usado.

© Copyright - DEKRA 2021 - Todos os direitos reservados