Seu navegador está obsoleto

O Internet Explorer não é mais suportado. Mude de navegador para melhorar sua experiência no site.

Soluções inteligentes para mobilidade sustentável de funcionários

17. ago 2021

Quando se trata de mobilidade para os funcionários, muitos pensam nos carros da empresa e nas passagens de transporte público como as únicas opções. Mas cada vez mais empresas estão descobrindo soluções sustentáveis ​​para seus funcionários e se beneficiando delas.

Soluções inteligentes para mobilidade sustentável de funcionários

Sejam bicicletas para alugar, compartilhamento de carros, passagens de trem e transporte público ou serviço de transporte sob demanda. A gama de soluções de mobilidade está crescendo.

Em dez anos, a maioria das pessoas nas grandes cidades usará meios de transporte públicos ou alternativos, não o carro. Esta é a conclusão que o Instituto de Pesquisas de Mercado Kantar chegou em seu estudo “Futuros de Mobilidade”. As cidades asiáticas já estão a caminho. De acordo com o “Green Commuter”, o índice de transporte coletivo compilado no estudo, as cidades asiáticas estão liderando o caminho em transporte amigável para o clima. Tóquio, Pequim e Cingapura ocupam do primeiro ao terceiro lugar, devido ao uso intensivo do transporte público e à grande proporção de pedestres e ciclistas. Com sua rede de transporte local, Londres é considerada a cidade mais ecologicamente correta da Europa. Ao mesmo tempo, o ciclismo está se tornando cada vez mais popular, o que é particularmente notável em cidades como Paris, Amsterdã e Copenhague.

Objetivo: Economizar CO2

“Cada vez mais os jovens estão pedindo uma mobilidade mais ecologicamente correta”, explica a Dra. Olga Nevska, Diretora Geral da Telekom Mobility Solutions. É por isso que o tema da mobilidade sustentável dos funcionários está se tornando cada vez mais importante para a empresa.

A Deutsche Telekom oferece a seus funcionários uma ampla gama de serviços móveis, tais como: bicicletas para alugar e comparilhamento de carros em toda a Alemanha, passagens de trem e transporte público, um serviço de transporte sob demanda para viagens entre locais e para a estação ferroviária ou aeroporto. As fases de teste estão em andamento com e-scooters. “Somos um provedor de serviços de mobilidade interna”, explica o Dr. Nevska, “e pretendemos reduzir as emissões de CO2 em cerca de 40% até 2030”. É por isso que a empresa está se concentrando em um portfólio de veículos mais sustentável, expandindo soluções de pooling e compartilhamento e Mobility-as-a-Service (MaaS). A política de carros verdes para veículos de gerenciamento oferece um bônus aos funcionários para carros com baixas emissões de CO2.

Entusiasmo pela e-mobilidade

A frota da empresa será gradativamente convertida em carros elétricos. Desde fevereiro de 2020, os motoristas de automóveis da empresa podem escolher entre cerca de 20 modelos de veículos elétricos. Para deixar os funcionários entusiasmados com os carros elétricos, a empresa está disponibilizando veículos de teste gratuitamente por tempo limitado. A frota de compartilhamento de carros também tem veículos elétricos disponíveis. Além disso, os e-cars podem ser testados em eventos de informação.

Sustentabilidade compensa

Não há dúvida de que a Deutsche Telekom investe muito na mobilidade sustentável de seus funcionários. Isso está valendo a pena: “Os funcionários estão muito interessados em soluções alternativas de mobilidade e querem contribuir ativamente para a mobilidade sustentável deles próprios”, sabe o Diretor Executivo. Também tem um efeito positivo sobre a marca do empregador e o recrutamento dos melhores jovens funcionários. Segundo o Dr. Nevska, os efeitos positivos são ainda perceptíveis nos mercados financeiros.

Orçamento de mobilidade em todo o mundo

O efeito positivo das soluções de mobilidade sustentável nos funcionários também é confirmado por Holger Rausch, fundador da Isarbits. O start-up conta com o contingente de mobilidade da empresa Mobiko, com sede em Munique. Este é um orçamento de mobilidade com implantação flexível que os empregadores colocam à disposição de seus funcionários para viagens de trabalho e lazer. Por meio do aplicativo, eles podem usar todas as ofertas de mobilidade sustentável em todo o mundo.

Simples e compatível com impostos

O aplicativo é fácil de usar: “O funcionário paga primeiro. As despesas são reembolsadas com o comprovante de pagamento ”, explica Franziska Salzmann, cofundadora da Mobiko. “Os funcionários têm todos os meios de transporte à sua disposição.” Os funcionários não precisam mais escolher entre carro da empresa ou passagem de trem. Outra vantagem: os dados são preparados para o sistema de contabilidade da folha de pagamento de cada empresa. Isso torna o processo de contabilidade digital. Além disso, os custos salariais auxiliares também podem ser reduzidos – se os funcionários usarem ofertas de mobilidade isentas de impostos.

Resta saber se a maioria das pessoas nas grandes cidades usará realmente meios de transporte públicos ou alternativos em dez anos, conforme previsto pelo instituto de pesquisa de mercado Kantar. Mas o fato é: a questão da mobilidade sustentável dos funcionários está se tornando um foco cada vez maior para muitas empresas.

Clique aqui e confira a matéria original publicada pela DEKRA Solutions.

Compartilhar página