Seu navegador está obsoleto

O Internet Explorer não é mais suportado. Mude de navegador para melhorar sua experiência no site.

O QUE VOCÊ PRECISA PARA LEVAR SEU PET PARA A ALEMANHA? QUAIS DOCUMENTOS, QUAIS EXAMES?

28. set 2020

O QUE VOCÊ PRECISA PARA LEVAR SEU PET PARA A ALEMANHA? QUAIS DOCUMENTOS, QUAIS EXAMES?

O Expert Migration Program da DEKRA prepara enfermeiros para emigrarem a Alemanha e trabalharem de forma segura e legal, adaptando-se a uma nova cultura e vivendo uma vida bem diferente da que os enfermeiros brasileiros estão acostumados por aqui. Além disso, quando o assunto é vida nova ou então a ida para um país a mais de 9.000km de distância do Brasil, nosso coração se aperta e a saudade das pessoas que não podem ir conosco, dos costumes que adoramos da cultura brasileira ou de nossos bichinhos de estimação começam a nos preocupar. Pensando nisso, a Equipe DEKRA Expert Migration Program preparou um super conteúdo para que suas preocupações comecem a diminuir. Hoje vamos falar da ida de seus bichanos a Alemanha e o que você irá precisar para realizar essa emigração de forma segura e legal.

Vamos começar com uma pergunta bem simples:

“Quando posso levar meu animal de estimação para a Alemanha?”

A resposta para que você não tenha com o que se preocupar desde já é: você pode levar seu animal de estimação a Alemanha quando quiser! Isso mesmo, se você quiser levar junto com você nada pode te impedir, se você quiser levar alguns dias após sua própria ambientação em um novo país ou uma nova residência, pode também, e se você quiser levar seu querido bichinho meses depois, também é possível. Claro que, durante todo o período em que você estiver na Alemanha, você precisará contar com a ajuda de alguém aqui no Brasil para levar o animal ao aeroporto, entregar todas as documentações exigidas e realizar todos os protocolos de segurança previsto em lei.

É importante que tenhamos um grande planejamento para esse processo de emigração do seu bichinho, visto que, ele pode viajar a Alemanha a qualquer momento desde que contenha todas as documentações oficiais e participe de todos os passos de segurança para emigração de animais. Esse processo de documentação e os protocolos de segurança costumam durar de 5 a 6 meses, então, caso queira levar juntinho de você o seu animal de estimação, planeje com antecedência a sua viagem e também a dele!

E… já que começamos a falar de documentos, vamos para a próxima pergunta:

“Quais os documentos que eu preciso para levar meu bichinho a Alemanha?”

Bom, temos alguns documentos necessários para que seu animal seja transportado com segurança e de forma legal, assim você fica tranquila e segura de que nada de mal irá lhe acontecer com seu amigo.

Vamos ao primeiro protocolo ou processo de emigração do seu animal:

1º PASSO – MICROCHIPAGEM

Procure um veterinário de confiança e converse sobre o processo de emigração do seu animal. Explique todos os detalhes de sua viagem e suas preferências, tire todas suas dúvidas! Esse veterinário irá solicitar a inserção de um microchip em seu companheiro. Esse chip deve ser compatível com as normas ISO 11784 e ISO 11785, que é o padrão para viagens internacionais. Caso não tenha esse tipo de chip, você irá precisar levar um leitor para o país de destino e ter mais preocupações para os cuidados de seu animal. O conforto deve ser bem pensado por você, pois está entrando em um novo país e terá muitas coisas a conhecer e se preocupar fora isso.

O microchip é aplicado de forma bem rápida, geralmente, no dorso do animal. Fique tranquilo, a aplicação pode parecer um tanto quanto “rústica” para nós mas o seu animal de estimação não irá sofrer dores fortes por isso.

Após a aplicação do chip em seu animal você recebe o Certificado de Microchipagem e nele você deverá observar: o nome do animal, a raça, o nome do proprietário e o número do chip inserido. Lembre-se de conferir todos os dados, pois esses dados serão sincronizados a carteira de vacinação do seu pet.

2º PASSO – VACINAÇÃO

Depois de completa a microchipagem, você irá realizar a vacinação antirrábica. Da mesma forma, converse com o veterinário responsável pelo seu pet sobre a vacina. Caso seu animal já tenha realizado o processo, é imprescindível que conste na caderneta de vacinação do seu animal o fabricante, o lote, a data de fabricação, data da aplicação da vacina, sua validade e o carimbo e a assinatura do veterinário.

3º PASSO – PROTOCOLO DE SOROLOGIA ANTI-RÁBICA

Após cerca de trinta dias da vacinação contra raiva, é necessária a realização da coleta de sangue do seu pet para sorologia antirrábica. Esses trinta dias servirão para seu pet produzir os anticorpos necessários contra a raiva, assim, o animal estará com a sorologia positiva e o resultado será comprovado da vacinação realizada.

A sorologia é um exame específico que faz a contagem de anticorpos presentes no sangue do animal. Após a coleta de sangue pelo veterinário, a amostra do sangue será centrifugada e o soro do sangue será coletado. Este soro precisa ser analisado por um laboratório credenciado pela União Europeia para que seja comprovada a eficiência da vacina.

Para encontrar os laboratórios capacitados a realizar esta tarefa, você pode acessar o site: https://ec.europa.eu/food/animals/pet-movement/approved-labs_en

4º PASSO – RESULTADO DA VACINA

Entre 2 a 4 semanas após o envio do sangue para análise, você (caso tenha solicitado diretamente) ou seu veterinário irão receber o resultado. Os anticorpos do seu animal precisam ser de, no mínimo, 0,5 UI/ml. Se o resultado for inferior a 0,5UI/ml, você vai precisar repetir todo o processo desde a aplicação.

Importante lembrar que, a sorologia positiva é um documento que dura por toda a vida do bichinho, mas para isso a vacina antirrábica precisa continuar válida. Basta manter seu animal vacinado, respeitando corretamente a data da última vacinação e não deixando-a vencer. Sendo assim, a sorologia pode ser utilizada nas próximas viagens do seu animal.

5º PASSO – QUARENTENA

No dia da coleta de sangue para sorologia seu animal começará uma espécie de quarentena, isso porque a entrada de animais na União Europeia precisa ser submetida à quarentena de 90 dias entre a coleta de sangue até a emissão do CZL (Certificado Zoosanitário Internacional) no embarque da viagem.

É isso aí! Após esses passos, seu animal estará apto a viajar para a Alemanha de forma segura e legal!

Legal né? Na prática as coisas serão mais rápidas e você irá tirar tudo isso de letra! Mas lembre-se, o planejamento deve ser feito com bastante antecedência.

EXTRA EXTRA EXTRA! DICAS ADICIONAIS DA NOSSA EQUIPE!

Temos a certeza de que você está se perguntando agora…

“Quanto vou gastar para realizar todos esses passos?”

Bom… esses custos irão depender muito do seu veterinário e de como você irá realizar todos os passos. Mas de maneira geral, a tabela de custos ficaria assim…

tabela

Esperamos que gostem desse conteúdo! Não esqueça de seguir nossas redes sociais para estar sempre antenado as novidades sobre todo o processo de emigração à Alemanha <3

Compartilhar página