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Em caso de dúvida, não arrisque!

20. out 2021

As manobras de ultrapassagem arriscadas são responsáveis ​​por muitos acidentes de trânsito. Frequentemente, esses casos envolviam julgamento equivocado, descuido e imprudência. Quase um terço de todas as pessoas mortas em estradas secundárias na Alemanha em 2020 morreram em acidentes envolvendo tráfego em sentido contrário. Os especialistas da DEKRA emitem um lembrete para sempre levar em consideração a seguinte regra principal ao ultrapassar: “Em caso de dúvida, não arrisque!”

Em caso de dúvida, não arrisque!

“Se você começar a ultrapassar, deve estar ciente de que só pode fazer isso enquanto puder evitar, com segurança, qualquer obstáculo ou perigo para os outros durante toda a manobra”, disse Stefanie Ritter, pesquisadora de acidentes da DEKRA, referindo-se ao Parágrafo 5 do Código de Trânsito Alemão. Os veículos que ultrapassam também devem viajar muito mais rápido do que os que estão sendo ultrapassados ​​e não podem ultrapassar o limite de velocidade.

O trecho da estrada está limpo e totalmente visível?

O trecho da estrada está limpo e totalmente visível?

“Nem é preciso dizer que você só pode ultrapassar onde é permitido.” Além do mais, para ultrapassar com segurança, você precisa ser um bom multitarefa. “Antes de sair, tenho que olhar para trás e verificar se outro veículo não começou a me ultrapassar, o que teria prioridade”, explica Ritter. “Ao mesmo tempo, tenho que ficar de olho na estrada à minha frente e verificar o seguinte: está livre de trânsito em sentido contrário? Posso ver todo o trecho da estrada? Como estão os veículos que desejo ultrapassar ao dirigir? O trecho livre da estrada é longo o suficiente para a manobra? E devo lembrar também de indicar. ”

Muitas vezes as pessoas subestimam a distância que você precisa ultrapassar. “Muitas pessoas não sabem que você precisa de cerca de duas vezes mais distância do que a necessária apenas para a manobra de ultrapassagem”, explica Ritter. “Você deve estar ciente de que o tráfego em sentido contrário pode aparecer a qualquer momento, que você deve manter distância de outros veículos e que o limite de velocidade nas estradas vicinais é de 100 km / h. Para ultrapassar um caminhão viajando a 60 km / h, você precisa de um trecho de estrada livre de quase 600 metros desde o início da manobra. ”

É esse fato, junto com as altas velocidades, que tornam as ultrapassagens em estradas vicinais tão perigosas. As manobras de ultrapassagem arriscadas são a segunda causa mais comum de acidentes fatais aqui. “Se você tiver a menor dúvida, nunca deve ultrapassar”, enfatiza Ritter. “Isso se aplica sem exceção se as curvas ou o topo de uma colina restringem a visibilidade, ou se você estiver perto de cruzamentos e cruzamentos.” O pesquisador de acidentes também aconselha fortemente contra pular uma linha de tráfego. “Ao fazer isso, você não está apenas se colocando em risco, mas também aos outros. Não vale a pena fazer uma manobra com risco de vida por um ganho tão pequeno em termos de tempo. ”

Os veículos que estão sendo ultrapassados ​​não devem acelerar.

Ao voltar, você deve manter uma distância suficiente do veículo que ultrapassou. Você não deve cortá-los ou forçá-los a frear. Quanto aos veículos que estão sendo ultrapassados, eles não devem acelerar e devem permitir que um veículo ultrapassando recue. É necessária consideração mútua aqui.

O maior cuidado é necessário ao ultrapassar veículos agrícolas. Isso se aplica principalmente se seus indicadores de direção estiverem sujos ou ocultos por máquinas – eles podem, portanto, não estar visíveis para o tráfego seguinte e um trator pode, portanto, desligar “sem aviso prévio”. E às vezes, em estradas estreitas, veículos extragrandes ou carregados podem significar que o espaço é muito apertado para ultrapassar, deixando uma distância suficiente.

Também é importante lembrar que você só pode ultrapassar ciclistas, motocicletas e outros veículos de pista única em áreas urbanas, deixando a distância exigida pela legislação do país. Na Alemanha, a distância mínima é de 1,5 metros em áreas construídas; fora deles, são 2 metros. Este último também é recomendado para áreas urbanas quando se trata de ultrapassar crianças de bicicleta. Ao passar por ônibus públicos ou escolares em espera, uma distância mínima de 2 metros também deve ser mantida.

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