Seu navegador está obsoleto

O Internet Explorer não é mais suportado. Mude de navegador para melhorar sua experiência no site.

Dicas para tunar seu veículo com segurança

7. fev 2022

DEKRA traz uma série de dicas para quem quer modificar seu carro – o famoso tuning.

Dicas para tunar seu veículo com segurança

Mudanças nos veículos visando a estética ou mesmo a potência do motor são cada vez mais comuns, são os famosos carros tunados, mas é necessário estar atento às regras que baseiam essas transformações.

O órgão que determina as regulamentações a serem seguidas, no caso de procedimentos para alterar e customizar veículos, é o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito. A resolução 292 lista quais os procedimentos são permitidos aos proprietários de veículos. Para quem descumprir essas regras pode receber uma multa, que varia entre R$ 127,69 e R$ 191,54, e cinco pontos na carteira, podendo ainda ter o veículo retirado pelas autoridades competentes.

O artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro aponta que os interessados em fazer alguma modificação devem solicitar uma autorização junto ao DETRAN (Departamento de Trânsito) da cidade.

Não seguir tais regulamentações pode gerar multas e até maiores prejuízos. Veja 5 dicas da DEKRA para tunar seu carro dentro da lei:

  • Escolha rodas com o diâmetro de fábrica.
  • Fique dentro da lei ao aumentar a potência do motor do veículo.
  • Não modifique as suspensões e os freios de fábrica.
  • Faça uma avaliação das alterações de altura do veículo.
  • Não prejudique a usabilidade do seu carro.

Vale lembrar que após feito o tuning, o veículo deve passar por uma vistoria do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e, após liberado, voltar ao DETRAN para a conclusão e a permissão ser liberada.

Seguir essas dicas, além de te poupar de multas e pontos na carteira, pode garantir maior segurança.

Compartilhar página