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Compra de carros usados: a digitalização está em alta

17. nov 2021

Compradores e potenciais compradores usam cada vez mais ferramentas online em suas pesquisas. Isso beneficia as trocas de veículos particular on-line, mas também os revendedores que respondem às necessidades em constante mudança.

Compra de carros usados: a digitalização está em alta

Depois de muitos meses de estagnação induzida pelo Corona, o mercado de carros usados ​​está passando por uma enxurrada de atividades. Acabaram os dias em que até os carros usados ​​bons ficavam esperando o comprador até começarem a enferrujar. As razões são óbvias. Quem precisa de um veículo rapidamente prefere comprar um usado do que esperar meses por um novo. As causas dos atuais gargalos de fornecimento são bem conhecidas: componentes ausentes, especialmente semicondutores, estão colocando uma pressão na produção. E não há fim à vista para o dilema.

Qualquer pessoa que queira participar desse boom deve saber o que os compradores de carros usados ​​e potenciais desejam e o que os motiva. Um estudo online atual realizado pela organização especializada DEKRA e pelo instituto de pesquisa de mercado Ipsos fornece informações importantes. Um total de 1.000 pessoas foram entrevistadas em maio e junho de 2021 – metade delas comprou um carro usado nos últimos dois anos, a outra metade pretende fazê-lo em um futuro próximo. A DEKRA e a Ipsos pesquisaram este grupo pela última vez em 2017.

Comprar carros usados ​​está se tornando mais digital

O fato é que comprar um carro usado está se tornando cada vez mais digital. Quatro em cada cinco compradores de carros usados ​​e potenciais compradores agora dependem de fontes da Internet para obter informações. As trocas de veículos online, como mobile.de ou autoscout24.de, são particularmente populares: dois em cada três entrevistados disseram que as usam. As trocas são classificadas como a fonte de informação mais importante por quase cada segundo entrevistado. Os sites de revendedores de automóveis também são populares – quatro em cada dez entrevistados obtêm informações nesses sites e três em cada dez o fazem em sites de fabricantes de veículos.

“Estes números mostram que o sucesso da venda de carros usados ​​é dificilmente concebível hoje sem estar presente nas bolsas de veículos usados ​​mais amplamente,” comenta Guido Kutschera, Presidente do Conselho de Administração da DEKRA Automobil GmbH. No entanto, o próprio site do revendedor também é um canal importante com muito potencial.

Com a estratégia certa, os concessionários e concessionárias de carros usados ​​ainda têm uma boa chance de participar disso. “Qualquer pessoa que use de forma consistente as trocas de veículos online mais importantes para as suas próprias ofertas de veículos, ao mesmo tempo que se concentra na otimização do seu site, tem uma boa chance de ser um participante relevante no negócio de carros usados”, diz Kutschera.

Muitos compradores em potencial esperam serviços digitais ao comprar um carro usado. Um em cada três entrevistados, por exemplo, gostaria de poder marcar uma consulta através do site da concessionária. Em geral, quatro em cada dez entrevistados esperam uma resposta rápida, no máximo em duas horas, às consultas enviadas por e-mail ou pelo site do revendedor. Uma olhada nos números correspondentes do estudo de 2017 mostra que as demandas dos compradores de carros usados ​​estão aumentando significativamente. Quatro anos atrás, apenas 14% esperavam feedback em duas horas. Hoje em dia, seis por cento dos entrevistados desejam uma comunicação quase em tempo real, esperando uma resposta em meia hora.

Serviços digitais, como calculadoras de preços online, também são procurados: um em cada três entrevistados gostaria de ter um desses. Oito em cada dez apreciam uma ampla gama de funções de classificação, por exemplo, por idade do veículo, preço, motor ou cor. Facilidade de uso e escolha também estão no topo da lista de prioridades, assim como as comparações diretas de veículos. As ofertas de leasing e financiamento, por outro lado, são menos procuradas.

Os clientes esperam o melhor serviço

Depois de encontrar o modelo certo, os compradores de carros usados ​​geralmente apreciam um processo de compra descomplicado. Para muitos clientes, isso também inclui a garantia do carro usado e a responsabilidade por defeitos de material. Curiosamente, para a grande maioria dos compradores e potenciais compradores, o ambiente na concessionária não desempenha nenhum papel na compra de um veículo.

O YouTube está na moda

A pesquisa DEKRA / Ipsos também destacou a importância crescente das imagens em movimento. Os vídeos do YouTube são particularmente populares, como dicas ou testes de compra de carros usados. Em comparação com o estudo de 2017, o número de pessoas que usam esses vídeos como fonte de informação triplicou. “Embora isso ainda esteja acontecendo em um nível relativamente baixo, a taxa de crescimento deve fornecer aos revendedores o que pensar no futuro”, diz Kutschera.

Aumento nos Portais de Compra de Veículos

Quando os carros usados ​​se tornam escassos, também é interessante saber como os particulares se desfazem de seus veículos em fim de vida. De acordo com o último estudo da DEKRA / Ipsos, a conscientização e o uso de portais de compra de veículos na Internet aumentaram sensivelmente desde a última pesquisa. Um em cada quatro entrevistados afirmou ter usado um portal de compras, como wirkaufendeinauto.de ou carsale24.com, para vender um carro.

Quatro anos atrás, não era nem um em cada cinco. “Os clientes esperam poder se desfazer de seus veículos existentes de maneira descomplicada e por um bom preço”, diz Kutschera, comentando sobre essa tendência. Ele também vê um mercado para o comércio de carros usados ​​clássicos: “Um processo de compra estruturado também pode ser um fator de sucesso, por exemplo, por meio de cooperação apropriada.”

Matéria DEKRA Solutions: https://www.dekra-solutions.com/2021/10/buying-used-cars-digitization-is-catching-on/?lang=en

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No Brasil, o processo de compra e venda de usados acontece há muitos anos e é possível anunciar ou encontrar veículos em diversos portais. Mas, infelizmente, a compra ou venda através desses canais podem oferecer alguns riscos que podem ser evitados. A DEKRA oferece soluções desde o primeiro encontro com o comprador e vendedor até o processo de transferência do veículo.

Para evitar riscos à segurança, é importante negociar o veículo em um local seguro. Para isso, o Ponto de Encontro DEKRA é a solução ideal. Um serviço gratuito onde compradores e vendedores podem realizar a negociação de forma segura e contar com a ajuda de especialistas DEKRA. Durante a negociação, se as partes interessadas quiserem, podem solicitar a vistoria de pré-compra DEKRA Garantido para melhor negociar o veículo, e se toda negociação seguir como esperado, finalizar todo o processo com a Vistoria de Transferência.

A DEKRA tem unidades por todo o país cobrindo mais de 400 municípios. Por isso, na hora de comprar ou vender um carro usado ou seminovo #FazUmDEKRA.

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