Seu navegador está obsoleto

O Internet Explorer não é mais suportado. Mude de navegador para melhorar sua experiência no site.

Certificação TISAX passa a ser realizada pela DEKRA Brasil

Certificação TISAX passa a ser realizada pela DEKRA Brasil

Conheça o novo serviço que atende à crescente procura por cibersegurança no setor automotivo.

A DEKRA, organização global em Testes, Inspeções e Certificações (TIC), deu início recentemente a um novo serviço no Brasil, a Certificação TISAX (Trusted Information Security Assessment Exchange), voltada à segurança da informação na indústria automotiva. A nova solução implementada no país será realizada através de uma parceria com o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

A Certificação TISAX é uma norma global de segurança para a indústria automotiva e está diretamente ligada à cibersegurança, com o objetivo de prevenir violações de segurança da informação e ataques cibernéticos, identificar riscos e proteger os usuários de vazamentos de informações confidenciais. O serviço realiza o combate à hackers, por exemplo, minimizando a chance de furto de dados.

Cybersecurity e a Indústria 4.0

Hoje, com a Indústria 4.0 e o avanço da tecnologia, o mundo vive uma transformação constante que impacta diretamente a vida das pessoas, que passam a contar com sistemas que permitem mais comodidade no cotidiano, mas que podem ser acompanhadas de riscos em relação à segurança.

O setor automotivo vem seguindo essa tendência e também passando por mudanças estruturais, com o avanço de carros inteligentes, híbridos e conectados, que lidam e armazenam diferentes informações dos usuários e que precisam de proteção adequada dessas informações.

É neste sentido que surge a necessidade de um sistema que supra esse mercado no intuito de proteger as pessoas e suas informações pessoais. A TISAX atende às demandas do setor, protegendo informações confidenciais de projetos de desenvolvimento, protótipos, testes em veículos, dados pessoais, entre outros.

Como funciona e por que investir em TISAX?

O processo de certificação se dá em três diferentes etapas. O registro, que envolve o cadastramento e a prestação de informações necessárias; a Avaliação, que inclui a preparação, seleção do provedor da certificação, avaliação dos sistemas de segurança e o resultado; e o Compartilhamento, onde o provedor da certificação carrega o relatório TISAX na plataforma. Os resultados da avaliação podem ser compartilhados com outras organizações que fazem parte desse sistema. A certificação TISAX tem duração de três anos.

Um grande avanço para a indústria automotiva que depende de diferentes participantes para ter sucesso em sua cadeia de produção e a segurança de informação permite mais confiabilidade. Cada vez mais, a segurança da informação vem se tornando um pré-requisito decisivo para fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços que cooperam em toda a cadeia de valor usada para projetos sensíveis na indústria automotiva.

Certificar-se com esse serviço garante não só a segurança sistêmica, mas também uma estratégia de mercado, apresentando-se como um diferencial competitivo tanto entre concorrentes como para o comprador final.

Por que escolher a DEKRA?

A empresa alemã possui quase cem anos de existência em um histórico baseado em princípios como a transparência e a imparcialidade, além de contar com a expertise global de profissionais com larga experiência na área para atender os clientes e oferecer o mais alto padrão de qualidade DEKRA.

O convênio com o IQA, uma organização sem fins lucrativos com foco no desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade e com o objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, é um grande ganho para as empresas que serão atendidas neste serviço. Conheça mais sobre a Certificação TISAX clicando aqui .

Compartilhar página