Seu navegador está obsoleto

O Internet Explorer não é mais suportado. Mude de navegador para melhorar sua experiência no site.

Carro elétrico: missão com boas perspectivas

5. ago 2021

Um carro elétrico é apenas mais um carro sobre quatro rodas. No entanto, é provável que o motor de combustão interna seja aposentado no longo prazo. Mas a que tecnologia deve seu sucesso? E o carro elétrico realmente tem potencial ecológico?

Carro elétrico: missão com boas perspectivas

O futuro provavelmente pertence ao carro elétrico a bateria. Afinal, a política de valor limite de CO2 da UE impõe enormes exigências à eficiência dos novos veículos. As coisas estão ficando difíceis para carros com motores de combustão. Os carros elétricos, por outro lado, cumprem uma missão promissora. Eles devem iniciar a recuperação da energia no transporte, aliviar o meio ambiente de emissões prejudiciais e garantir a mobilidade individual na sociedade. Então, em breve, será “adeus, veículo de combustão, olá, carro elétrico”? Na verdade, os fabricantes de automóveis já têm os olhos postos em dizer adeus à tecnologia de acionamento clássica. A Volvo, por exemplo, quer se tornar uma fabricante de carros elétricos puros até 2030, enquanto a fabricante americana GM planeja oferecer apenas carros de passageiros com emissão zero a partir de 2035. BMW, Daimler e VW também estão jogando com o cartão elétrico – a empresa com sede em Wolfsburg , por exemplo, quer atingir mais de 40% do total de vendas na Europa com carros elétricos até 2030.

Em breve será “adeus, veículo de combustão, olá, carro elétrico?”

A questão de saber se os clientes seguirão os fabricantes por esse caminho é outra questão. Os alemães têm sentimentos contraditórios sobre acionamentos totalmente elétricos, como mostra o novo DAT Report 2021. De acordo com o relatório, as principais reclamações são baixo alcance, longos tempos de carregamento, falta de infraestrutura e altos preços de compra. Por outro lado, a falta de conhecimento sobre veículos elétricos a bateria está frequentemente envolvida na compra de um carro. Os carros elétricos, isso é certo, obrigam os usuários a dizer adeus aos hábitos de usar um carro convencional.

Um carro elétrico a bateria também é apenas um carro

Como um veículo a combustão, um carro elétrico puro é, em última análise, apenas mais um carro com quatro rodas. Qual é a verdade dessa afirmação? Basta entrar e sair? Nenhum problema com o e-car. Basta conectar na estação de carregamento? Isso provavelmente vai demorar mais. Calculando o consumo com uma calculadora – litros vezes cem dividido por quilômetros? O cálculo está no caminho certo – embora não totalmente correto no final. Os carros elétricos não podem ser paralisados ​​durante a marcha porque não há embreagem nem transmissão convencional. Não há velas de ignição, partida, exaustão e purificação dos gases de exaustão. No posto de gasolina, não há necessidade de procurar o óleo de motor certo porque o motor elétrico não requer lubrificação. O fato de um carro elétrico ter menos peças de desgaste do que um motor de combustão se reflete no custo de manutenção e inspeção em euros e centavos – no futuro, uma inspeção será provavelmente cerca de 30 por cento mais barata do que para um motor de combustão. No entanto, as leis da física de direção se aplicam igualmente a carros elétricos e veículos de combustão – com ambos, você pode derrapar para fora da estrada se fizer uma curva muito rápida.

Os carros elétricos são a cura para tudo da revolução energética?

Até que ponto os carros elétricos são sustentáveis? Nos últimos anos, os especialistas freqüentemente discordam sobre os métodos, fatores que influenciam e a base de dados para essa questão. Os carros elétricos não são necessariamente os salvadores da mobilidade favorável ao clima. “Claro, um e-car localmente livre de emissões inicialmente tem um registro totalmente limpo – sem dióxido de carbono, sem partículas e sem óxidos de nitrogênio”, explica Peter Paul Ruschin, chefe do Departamento de Sustentabilidade da DEKRA. Como explica o especialista, a limitação está na palavrinha “local” – os veículos só são livres de emissões onde estão sendo conduzidos. Se você abrir sua mochila ecológica, encontrará nela hipotecas que surgem nas várias fases da vida do carro. Emissões de CO2 e o consumo de matérias-primas, como lítio, cobalto, e a platina na construção de motores elétricos e baterias impactam negativamente o equilíbrio ecológico, por exemplo. O descarte de baterias também acaba na conta de custo, mais cedo ou mais tarde. No entanto, já existem empresas de reciclagem na Alemanha que recuperam mais de 90 por cento dos materiais recicláveis ​​de baterias descartadas.

“Em última análise, outra posição crítica são as emissões de CO2 geradas na estação de carregamento de eletricidade”, relata Peter Paul Ruschin. É verdade que a eletricidade verde pode ser reabastecida na caixa de parede doméstica ou na estação de recarga pública – aqui e ali, muitos fornecedores de eletricidade usam certificados ecológicos para garantir que a energia venha de uma produção renovável. No entanto, não há uma rede dedicada para eletricidade verde. O que flui através do cabo de carregamento da rede elétrica para a bateria do carro elétrico é, portanto, uma mistura de eletricidade verde e eletricidade de fontes de energia não renováveis. Quanto maior a proporção de eletricidade limpa, melhor é para o equilíbrio ecológico do carro elétrico.

Obviamente, o carro elétrico ganha pontos importantes por sua operação localmente livre de emissões. Cada quilômetro dirigido por um carro elétrico é pago na conta positiva. Em estudos científicos atuais e testes comparativos por mídia renomada, os carros elétricos estão quase sempre um nariz à frente dos motores de combustão – tanto de uma perspectiva ecológica quanto econômica. Os fatores que desempenham um papel incluem preços de compra em queda, vendas unitárias mais altas, métodos de produção mais eficientes, bônus ambientais e isenções de impostos até o final de 2030.

A DEKRA tem apostado em testes, inspeções e certificações, além de todo o planejamento das mudanças sociais que os carros elétricos geram, a fim de que esta realidade alcance a todos com maior facilidade, visando os benefícios à sustentabilidade.

Pensando nisso, especialistas da líder mundial em segurança, listaram todos os prós, contras, além das curiosidades acerca deste assunto. Confira mais sobre essa matéria em: https://www.dekra-solutions.com/2021/05/electric-car-mission-with-good-prospects/?lang=en

Compartilhar página