Jubilee Signet

BMW inicia programa de certificação de funilarias no Brasil

09 de nov. de 2015
Empresa aposta em padronização dos serviços para incrementar renda SUELI REIS, AB Oficina de funilaria e pintura da Autostar em São Paulo é uma das quatro primeiras certificadas pela BMW Desde que assumiu o cargo de CEO e presidente do Grupo BMW no Brasil, em abril de 2013, Arturo Piñero quis melhorar substancialmente o serviço de pós-venda e hoje ele colhe os primeiros frutos da empreitada: o executivo entregou na quinta-feira, 5, as primeiras certificações para oficinas de funilaria e pintura da rede de concessionárias no País, resultado da implementação do programa que segue padrões mundiais de qualidade desde a introdução dos novos procedimentos quanto na auditoria anual que garante a continuidade do nível dos serviços prestados. “O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o programa global de certificação de funilaria e pintura para a rede dada a importância deste mercado para o grupo. O pós-venda representa hoje 10% do faturamento total no mercado local e é um bom negócio para fidelização do cliente e de rentabilidade para as concessionárias”, disse Piñero durante a entrega das quatro primeiras certificações que contemplaram as oficinas Autostar Funilaria e Pintura (São Paulo), Germânica (Sorocaba, SP), Autokraft (Rio de Janeiro) e Euro Import (Curitiba, PR). Ele explica que a qualidade é o maior motivo de queixa dentro do escopo da funilaria e que esta padronização que agora passa a ser adotada no Brasil certifica a qualidade com que o veículo que sofreu qualquer tipo de sinistro ou mesmo em serviços específicos, como os de customização, sairão da oficina com o aval da montadora. Quando o veículo estiver pronto, o cliente receberá um certificado de garantia que identifica que aquele serviço solicitado foi feito no mesmo nível de exigência da linha de montagem dos modelos BMW e Mini. “Além de ser um veículo ‘novo de novo’, o diferencial da certificação é assegurar a qualidade do material com o diferencial de utilizar apenas peças originais”, acrescenta. O desenvolvimento do programa de certificação global do Grupo BMW começou em 2011 em parceria com a DEKRA, responsável pelo acompanhamento de todo o processo de implementação e das auditorias após a certificação das oficinas credenciadas. Um estudo da empresa indicou que o ramo de funilaria e pintura foi identificado como um dos grandes pilares de desenvolvimento e rentabilidade do negócio de pós-vendas do Grupo BMW, com potencial de faturamento de US$ 3,7 bilhões em todo o
mundo. No Brasil, este potencial é de R$ 152 milhões neste ano e de até R$ 280 milhões em 2020. “Atualmente, funilaria e pintura representam 30% da receita dentro do âmbito de serviços das concessionárias e nosso objetivo é aumentar esta participação também no Brasil”, afirma Piñero. ETAPAS DE PADRONIZAÇÃO Para ser certificada, as oficinas que mantêm áreas de funilaria e pintura devem cumprir oito etapas de padronização, todas focadas em
excelência da qualidade, como gestão, treinamento e certificação de mão de obra, padrão adequado de acabamento da oficina para as duas atividades, ferramental e equipamentos próprios, manual exclusivo de procedimentos e peças originais que atendam as marcas BMW e Mini. Após aprovarem o conceito do projeto, DEKRA e Grupo BMW já certificaram oficinas nos Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Holanda, Vietnã e China, entre outros. Segundo o diretor de pós-venda do Grupo BMW no Brasil, Antonino Gomes de Sá, a meta do grupo é certificar 100% da rede até 2020, que hoje conta com 44 concessionárias. “Já estão em processo de seleção as próximas seis oficinas que vamos certificar em 2016.” Ele acrescenta que o investimento para readequar a área de funilaria gira em torno de R$500 mil. Em sua análise, Gomes de Sá aponta que enquanto as vendas de novos são afetadas pelo cenário econômico adverso, incluindo a volatilidade cambial, o segmento de usados e de pós-venda é o que vai de fato crescer nos próximos três anos. “O pós-venda é uma ferramenta fundamental e terá cada vez mais importância na formação do faturamento da rede.” Assista a entrevista exclusiva de Antonino Gomes de Sá, da BMW, e de Mário
Maurício, da DEKRA, à ABTV.
Publicado originalmente em 09/11/2015.