Seu navegador está obsoleto

O Internet Explorer não é mais suportado. Mude de navegador para melhorar sua experiência no site.

BENEFÍCIOS SOCIAIS NA ALEMANHA

10. nov 2020

BENEFÍCIOS SOCIAIS NA ALEMANHA

A Alemanha é mundialmente conhecida por ajudar seus cidadãos com benefícios sociais, fato que colabora para garantir uma melhor qualidade de vida a todos os moradores do país, principalmente aos mais necessitados.

Hoje vamos falar de alguns desses benefícios sociais e detalhar como funciona o “Abono família (kindergeld)”, sendo ele um dos grandes influenciadores e apoiadores para o aumento da taxa de natalidade no país.

Vamos lá?

O PROGRAMA HARTZ 4

Desde 2005, diversas pessoas na Alemanha se beneficiam com o Hartz 4. O programa conta com uma série de ações para combater o desemprego e a pobreza na Alemanha, válidas para todas as classes sociais, incluindo migrantes e refugiados.

1 – ABONO FAMÍLIA OU KINDERGELD

Como falamos antes, um dos benefícios sociais que mais chama atenção para as pessoas que estão emigrando para a Alemanha ou até mesmo para quem já mora por lá é o abono família. O benefício foi instaurado em 2005 e tem como objetivo aumentar a taxa de natalidade do país, fator que preocupa o futuro da sociedade alemã.

O benefício pago aos pais das crianças que vivem na Alemanha tem a quantia de 200 euros ou mais por mês. O valor pago às famílias que vivem na Alemanha tem o objetivo de financiar a educação dos filhos e também cobrir outros gastos de cuidados pessoais com a criança. É importante ressaltar que esses valores têm crescimento gradual de acordo com o número de filhos, garantindo assim os mesmos direitos e qualidade de vida a todos.

Esse recurso é pago pelo governo alemão até o filho completar os 18 anos, e ainda, caso o filho esteja em formação educacional pode-se estender o benefício até os 25 anos de idade.

COMO SOLICITAR?

O recurso de ajuda financeira funciona independentemente do rendimento dos pais e é concedido automaticamente após o nascimento dos filhos. O valor de ajuda financeira ofertado à família aumenta conforme o número de filhos e é chamado pelo governo alemão de: escala dos irmãos.

Caso os pais morem juntos com o filho o recurso será pago à mãe, mas também pode-se solicitar que o pagamento seja feito ao pai. Caso os pais sejam divorciados ou não morem juntos, a pessoa com quem a criança vive é que tem direito ao benefício. Confira os valores deste recurso de ajuda financeira às famílias que moram na Alemanha:

tabela

2 – AJUDA AOS MAIS NECESSITADOS

O governo alemão pode auxiliar no pagamento de aluguel de moradia, seguro-saúde e ajuda de custo aos beneficiários do programa. Podem se inscrever e participar do programa jovens que ainda não conseguiram ingressar no mercado de trabalho após terminar os estudos ou pessoas desempregadas que não têm condições mínimas de sobrevivência.

Para estar apto ao benefício, os beneficiários devem participar de reuniões regulares em agências de emprego e participar de treinamentos profissionais. Esse benefício pode ser retirado se o beneficiário se recusar a uma oportunidade de emprego ou não comparecer às reuniões obrigatórias.

O objetivo deste programa é incentivar os beneficiários ao retorno para o mercado de trabalho.

O valor da ajuda financeira paga pelo governo por meio do programa está bem próximo a 420 euros por pessoa, além disso, o governo alemão oferece uma moradia popular ou paga as despesas de aluguel direto ao locador do imóvel onde o beneficiário mora. Nas estações mais frias, é oferecido também o auxílio-calefação para garantir o aquecimento no interior da casa.

As informações e valores citados foram verificados em dezembro de 2018, pelo site: dw.com

3 – AUXÍLIO PARA DESEMPREGADOS

Para os desempregados no país alemão é possível solicitar uma ajuda financeira ao governo, sendo até mesmo parecido ao seguro-desemprego aqui no Brasil. Mesmo que parecido, algumas das características deste recurso são um pouco diferentes das do Brasil, começando pelo tempo de suporte oferecido. No Brasil, costuma-se ter este benefício por 3 meses, já na Alemanha geralmente são 12 meses. Os valores para cálculo do benefício dependem da classe de imposto de renda do solicitante, do valor recebido no antigo emprego, do estado onde a pessoa mora e ainda se o solicitante tem filhos.

INFORMAÇÕES BÔNUS!

4 – OUTROS RECURSOS FINANCEIROS

Além de todos esses recursos que informamos, existem diversos outros meios pelos quais o governo busca ajudar aos cidadãos alemães, como por exemplo:

As famílias que vivem na Alemanha podem receber abatimentos no imposto de renda por causa dos custos gerais dos filhos, como: custos de assistência à criança, babás, creches e jardins de infância.

Caso um filho fique doente na Alemanha, os pais são assegurados pela previdência estatal e têm o direito de tirar uma licença do trabalho. Cada cônjuge pode se ausentar por até dez dias por ano de seu trabalho para cuidar das crianças menores de 12 anos neste período.

Os recursos direcionados à família residente na Alemanha são de impressionar e se diferenciam de outros países da Europa, garantindo qualidade de vida e manutenção a famílias desamparadas. Temos ainda diversos outros recursos, principalmente direcionados às novas mamães, gostaria de saber mais? Comente em nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades da Alemanha!

Até logo!

Compartilhar página