DEKRA investe em teste RoHS no Brasil

As substâncias químicas estão naturalmente presentes nas matérias-primas ou podem ser adicionadas para criar características específicas aos produtos. Porém, a concentração de substâncias nocivas na fabricação de produtos, é uma área fortemente regulamentada.

Na Europa, a restrição de substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos é ditada pela diretiva RoHS (Restriction of Hazardous Substances), que visa reduzir o impacto ambiental negativo dos produtos e garantir a conformidade do produto. A diretiva restringe o uso de metais pesados como chumbo, mercúrio, cádmio, cromo hexavalente, além de retardadores de chama bromados (PBBs e PBDEs) e ftalatos. Também está diretamente relacionada à diretiva de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (WEEE) que se refere ao descarte de tais dispositivos.

Por isso, a fim de garantir a segurança dos equipamentos e materiais, a DEKRA iniciou os testes e certificações com base nas normativas RoHS, em um laboratório altamente equipado e com análises precisas e tecnológicas, onde os especialistas em testes da DEKRA avaliam os aspectos químicos de um produto e quaisquer condição aplicável sob as quais possam representar uma ameaça aos usuários, além de ajudar os fabricantes a listar com precisão todos os componentes usados na fabricação, garantindo com que ele cumpra com os requisitos da diretiva.

Implantação do RoHS no Brasil

No Brasil, não há uma norma específica que proíba o uso de substâncias nocivas à saúde e/ou ao meio ambiente. Porém, os órgãos e entidades ao adquirirem bens, equipamentos ou materiais, costumam exigir critérios de sustentabilidade ambiental, entre eles os que não contenham substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS. Desse modo, mesmo que ainda não seja regulamentada, é evidente a importância de cumprir com tais requisitos e diretrizes. Ainda mais, as empresas que visam o desenvolvimento sustentável da marca e que prezam pela ESG (Environmental, Social and Governance), onde esforças, ações e investimentos trazem um olhar sustentável para as decisões.

Sendo assim, se você precisa realizar uma análise não destrutiva no seu produto ou quer verificar a concentração de materiais pesados em equipamentos adquiridos, fale com a DEKRA e faça agora mesmo o seu teste. É rápido e garante a segurança da sua empresa, usuários e meio ambiente!

Veja mais: http://dekra.com.br/ptc/rohs/