DEKRA de volta ao caminho do crescimento

01 de dez. de 2021

Impacto da pandemia de coronavírus amplamente superado

  • Organização especializada supera a receita recorde de vendas pré-pandemia
  • A alta velocidade da transformação digital garante um aumento significativo nas vendas
  • Designada como “serviço técnico para segurança cibernética automotiva” aprovado pelo governo alemão
  • Liderança de mercado global consolidada no setor de testes automotivos
  • Serviços de sustentabilidade se tornando cada vez mais importantes
A DEKRA está retornando à sua trajetória de crescimento de longa data em 2021. Espera-se que a organização especializada global tenha aumentado sua receita em cerca de 9% em relação ao ano anterior, para quase € 3,5 bilhões. Notavelmente, isso coloca sua receita acima daquela alcançada no ano recorde pré-coronavírus de 2019 (€ 3,4 bilhões). A equipe permanente da DEKRA cresceu para cerca de 30.800. Quando o trabalho temporário é levado em consideração, a força de trabalho terá aumentado em cerca de 2.500 para um total de aproximadamente 46.500 no final de 2021. “Estamos de volta aos trilhos graças à agilidade e dedicação de nossa força de trabalho ao redor do mundo, nosso forte posicionamento de mercado e implementação consistente de nossa agenda digital ”, disse o CEO da DEKRA Stefan Kölbl. Por exemplo, a organização foi capaz de melhorar ainda mais sua posição como um teste autorizado, inspeção, e parceiro de certificação para produtos inteligentes e conectados. Além disso, a DEKRA se tornou um parceiro importante em questões de sustentabilidade e avançou com a internacionalização de seus negócios, por exemplo, adicionando mais laboratórios de teste na Ásia. “Olhando para trás, fica claro que navegamos com eficácia no pior da pandemia. No 100º aniversário de nossa empresa em 2025, teremos decolado como o parceiro global para um mundo seguro e sustentável ”, acrescenta Kölbl.
A DEKRA demonstrou resiliência no segundo ano da pandemia do coronavírus. “Não havia um único dia em que não estivéssemos fazendo testes, inspeção ou trabalho de certificação”, explica Kölbl. A DEKRA mobilizou toda a sua organização em um cronograma extremamente apertado, o que possibilitou a realização de campanhas de vacinação em todos os mercados importantes. Na Alemanha, por exemplo, um total de 30.000 pessoas empregadas pela DEKRA e membros da família, bem como seus clientes, já foram vacinadas. E a DEKRA mostrou sua agilidade em uma ampla gama de serviços. Por exemplo, a organização especializada desenvolveu testes de máscara FFP e assumiu uma posição de liderança neste mercado em tempo recorde. Também foi feito um maior uso de testes e auditorias remotas do sistema, e a maioria dos cursos de treinamento foi realizada em um ambiente de sala de aula virtual, onde legalmente possível.
Além disso, a DEKRA usou o tempo durante a pandemia de coronavírus para avançar com uma abordagem voltada para o futuro. Segundo Kölbl, a conectividade digital de produtos e sistemas tornou necessária a ampliação do escopo. As pessoas continuarão a estar na frente e no centro. Mas, além do lado da segurança física, também há a necessidade de manter a segurança dos dados pessoais e dos sistemas conectados contra ataques externos. Além disso, a DEKRA fez da sustentabilidade uma parte integrante de sua identidade. “Nosso objetivo não é apenas ser o parceiro global para um mundo seguro – mas também sustentável”, explica Kölbl. “E garantir que nós, na DEKRA, nos tornemos neutros em carbono até 2025 é agora nosso objetivo estratégico oficial.” Tendo alcançado a classificação de platina, a mais alta disponível na EcoVadis, a DEKRA já está entre as primeiras 1% das empresas sustentáveis em seu ranking.

Determinada sobre a digitalização

A nova Estratégia 2025 e a agenda digital da DEKRA envolveram o estabelecimento de um curso estratégico em 2021. Isso inclui o enfoque da maior organização especializada não listada do mundo em uma série de cinco prioridades, tanto em relação à melhoria dos serviços existentes quanto ao desenvolvimento de novos serviços digitais. Essas áreas de foco são veículos do futuros e serviços de mobilidade, segurança de TI e serviços de segurança cibernética, serviços remotos, orientados a dados, serviços com suporte de IA e serviços de sustentabilidade. Entre agora e 2025, a DEKRA estará investindo fortemente em uma maior transformação digital, destinando uma grande parte de seu investimento planejado de € 500 milhões para esse fim. “Em 2025, teremos tornado todo o nosso portfólio de serviços em digital”, acrescenta Kölbl, chefe da DEKRA.
Entre as realizações de sucesso no segmento de segurança cibernética automotiva está a reaprovação da DEKRA como um “serviço técnico” reconhecido pela Autoridade Federal de Transporte Automóvel da Alemanha. Isso dá o status de instituição de teste de tipo DEKRA para verificar a conformidade com os novos regulamentos internacionais sobre segurança cibernética e atualizações de software. De acordo com os regulamentos UNECE R155 e R156, os fabricantes devem documentar os sistemas de gerenciamento adequados durante a vida útil de um veículo e fazer com que sejam auditados a cada três anos. “No futuro, não estaremos apenas examinando periodicamente o produto final – estaremos envolvidos durante toda a vida útil do veículo, desde o desenvolvimento até o descomissionamento”, diz Kölbl. Vários fabricantes de veículos já estão usando os serviços de segurança cibernética da DEKRA.

Segurança cibernética para a Internet das Coisas

A DEKRA expandiu sua seleção de serviços de teste e certificação no mercado de segurança cibernética para produtos de consumo em linha com o padrão EN 303 645 da organização de padrões europeus ETSI. Isso governa a segurança dos bens de consumo conectados à Internet em todo o mundo. Esses produtos, conhecidos como dispositivos da Internet das Coisas (IoT), estão crescendo rapidamente em número. A DEKRA testa esses dispositivos e emite certificados de segurança cibernética para confirmar se eles atendem aos requisitos definidos no padrão. O primeiro certificado deste ano foi concedido a um grande fabricante de eletrodomésticos da China.
Na China, um importante mercado em crescimento, a DEKRA também obteve aprovação para conformidade com o padrão de segurança cibernética IEC 62443, que rege a segurança de redes e sistemas de TI industriais.
Problemas de segurança surgem constantemente em empresas industriais – por exemplo, em torno de guindastes e elevadores, espessura da parede do tubo e qualidade do ar. Serviços de monitoramento online, inspeções assistidas remotamente e inspeções com robôs e drones controlados remotamente são usados ​​nesses contextos. Este último, por exemplo, entra em ação em locais perigosos ou de difícil acesso durante o processo de produção. Em 2021, por exemplo, a DEKRA recebeu um pedido no valor de milhões de euros para inspeções remotas com robôs de uma das maiores empresas químicas do mundo.

Gerenciamento digital de sinistros em alta

A revolução digital também está se espalhando por áreas que antes eram administradas por processos analógicos, como o gerenciamento de sinistros. Para garantir que está bem posicionada para este futuro, a DEKRA investiu na empresa suíça Spearhead AG em 2021. A Spearhead ajuda seguradoras e operadores de frotas a lidar com sinistros de veículos digitalmente. “Ao adquirir uma participação na Spearhead, continuamos nosso trabalho intensivo com o objetivo de simplificar e acelerar os processos de negócios de nossos clientes por meio de soluções digitais”, afirma Kölbl. “Isso abrirá mercados em crescimento para nós no mundo futuro da gestão de sinistros.” A DEKRA espera que as soluções digitais sejam usadas para cerca de 30% das avaliações de sinistros já em 2025.

Crescimento no core business tradicional No core business

tradicional da DEKRA de inspeções periódicas de veículos, a DEKRA foi capaz de entrar em três mercados adicionais (Finlândia, Chile e México) pela primeira vez em um ano civil em 2021. Após a aquisição de um finlandês local provedor com seis estações, DEKRA agora está ativo em 23 países e inspeciona mais de 27 milhões de veículos a cada ano. “Ao entrar em mercados em três países este ano e expandir nossos negócios em outros mercados, consolidamos ainda mais nossa posição de líder de mercado global”, afirma Kölbl. A receita de inspeções de veículos, que continua a ser o maior segmento de negócios da DEKRA, aumentou preliminarmente em 6,6% para € 1,2 bilhão em 2021.

Forte potencial para serviços verdes

Como parte de sua estratégia de sustentabilidade, a DEKRA reforçou seu compromisso com o avanço da energia renovável e uma economia circular em 2021. Especificamente, por exemplo, a organização expandiu sua experiência em testes e inspeção de infraestrutura de carregamento para veículos elétricos. Isso inclui a inovadora tecnologia plug-and-charge que torna o processo de carregamento mais fácil e rápido. A DEKRA respondeu à crescente demanda na China com um novo laboratório de testes específico para módulos e componentes fotovoltaicos (PV). Atualmente, sete dos dez maiores fabricantes de módulos FV já são clientes da DEKRA.
Além disso, a DEKRA está apoiando a gestão sustentável de resíduos, emitindo o novo selo de certificação Zero Waste. Este é concedido com base em um novo padrão DIN SPEC, desenvolvido por um comitê que inclui a DEKRA. Além disso, a DEKRA favorece o uso seguro e comercialmente viável de tecnologias de hidrogênio neutras para o clima. A organização é membro da associação Hydrogen Europe desde este ano e trará sua experiência em testes, inspeção e certificação para a mesa.
A DEKRA vê um potencial significativo em serviços verdes destinados a reduzir as pegadas de carbono das empresas. Para citar um exemplo, a DEKRA validou o serviço de compensação de CO2 global da Lenovo, maior fabricante mundial de PCs, para clientes. “Como a primeira auditoria desse tipo para um fabricante de eletrônicos em qualquer lugar do mundo, esse relacionamento com a Lenovo abre um precedente positivo”, disse Kölbl. O chefe da DEKRA espera uma forte demanda com taxas de crescimento anual de dois dígitos em serviços de sustentabilidade, como cálculo da pegada de carbono, compensação de gases de efeito estufa para produtos e negócios, auditorias de sustentabilidade, sistemas de gestão de sustentabilidade, bem como testes de produtos em linha com os mais recentes padrões ambientais, e serviços de consultoria especializada.

Perspectivas

A DEKRA espera que o ambiente de negócios seja desafiador em 2022. Os problemas da cadeia de suprimentos devem persistir no ano novo e as restrições aos negócios também devem continuar durante a pandemia de coronavírus. No entanto, a organização de teste e inspeção está olhando para o novo ano com confiança. “Vamos aproveitar o impulso de 2021 para crescer organicamente entre quatro e seis por cento na receita em 2022”, observa o CEO da DEKRA. Ele já vê as bases para isso – a DEKRA está bem posicionada em seus mercados internacionais. Além disso, as megatendências de segurança, proteção e sustentabilidade continuam a crescer em moeda e importância: “Precisamos agir hoje para estabelecer as bases para um futuro digital seguro”, diz Kölbl.