Benefícios das diretivas RoHs para a sustentabilidade

Em um mundo onde as tecnologias evoluem cada vez mais de pressa, muitos aparelhos eletroeletrônicos tendem a serem descartados na mesma proporção que os novos surgem. Porém, o que preocupa é que a grande maioria acaba sendo destinada a locais inadequados, como aterros sanitários, apresentando riscos ao meio ambiente, já que pode haver o despejo de substâncias tóxicas e nocivas à natureza, assim como para a saúde humana.

Por isso, desde 2006, a União Europeia instaurou a diretiva Restriction of The Use of Certain Harzardous Substances in Electric Electronic Equipments (RoHS) – Restrição de Determinadas Substâncias Perigosas, em português, que proíbe algumas substâncias nocivas como Cádmio (Cd), Mercúrio (Hg) e Chumbo (PB), em matérias-primas ou composições de equipamentos de eletroeletrônicos, a fim de reduzir os impactos destas substâncias na natureza, como zelar pela segurança dos usuários.

Sustentabilidade

Entre os impactos causados ao meio ambiente a longo prazo e mais agressivo é ao solo e à água. Além disso, também há risco de contaminação atmosférica caso haja queima desses produtos de forma desorientada. Por isso, além da escolha correta das substâncias empregadas no material, é desejável cuidar da logística reversa dos produtos.

Por isso, empresas realmente atentas com a destinação dos resíduos que produzem são aquelas comprometidas com a sustentabilidade, preocupam-se com políticas para a criação de pontos de coleta e campanhas de conscientização, além de visarem pela segurança dos usuários.

Implantação do RoHS no Brasil

No Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal 12.305/2010, estabelece a responsabilidade compartilhada no ciclo de vida do resíduo gerado, ficando a cargo de fabricantes, pontos de venda e importadores oferecerem pontos de entrega para os resíduos gerados. Muito embora não seja similar a norma RoHs, a Lei possui indicação para o destino adequado de resíduos. O Decreto nº 10.240 12/02/2020 regulamenta a implementação da logística reversa de eletroeletrônicos.

Sendo assim, se você precisa realizar uma análise química do seu produto ou quer verificar a concentração de materiais pesados em equipamentos adquiridos, fale com a DEKRA e faça agora mesmo o seu teste. É rápido e garante a segurança da sua empresa, usuários e meio ambiente!

Fale com um especialista DEKRA!