Testes de RoHS (Restrição de Substâncias Perigosas ou Nocivas)

Segurança para o meio ambiente e para a saúde das pessoas.

Na Europa, a restrição de substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos é ditada pela diretiva RoHS (Restriction of Hazardous Substances), que visa reduzir o impacto ambiental negativo e garantir a conformidade dos produtos. A diretiva restringe o uso de metais pesados (chumbo, mercúrio, cádmio, cromo hexavalente), retardadores de chama bromados (PBBs e PBDEs) e ftalatos. Também está intimamente relacionado à diretiva de Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (WEEE), que se refere ao descarte de tais dispositivos.

Embora publicada nos países da União Européia, a diretiva é reconhecida mundialmente e os fabricantes cada vez mais buscam testes de empresas especializadas para o correto enquadramento, tanto por possibilitar o envio de dispositivos elétricos em conformidade para os países europeus e a comprovação como garantir que os produtos sejam seguros para o meio ambiente e para a saúde das pessoas.

Por que DEKRA?

Testes e análises laboratoriais confiáveis: oferecemos serviços de testes que demonstram que seus produtos não contêm níveis inseguros de componentes químicos ou quaisquer substâncias restritas.

Agilidade e adequação às necessidades dos clientes: gama abrangente de serviços, com resultados rápidos e confiáveis.

Suporte em todas as fases do processo: nós apoiamos você desde o início, de forma prática, simples e permanente. E sempre com vistas aos seus objetivos.

Nosso papel

Muitas diretrizes internacionais foram introduzidas para reduzir o impacto de elementos prejudiciais em bens de consumo na saúde humana e no meio ambiente. A melhor técnica para triagem de produtos para metais pesados ​​e substâncias restritas é a análise de fluorescência de raios X devido à sua alta sensibilidade (chumbo, mercúrio, cromo e outros elementos perigosos podem ser detectados em ppm), alto desempenho e testes não destrutivos.

A DEKRA oferece suporte com análises de laboratório para aderir à Diretiva RoHS (2011/65 / EC) para equipamentos elétricos e eletrônicos. Em termos de inspeções de produtos e garantia de qualidade, se necessário, podemos realizar testes de amostra ou análises completas para você. Entre os equipamentos elétricos e eletrônicos a serem testados para RoHs podemos citar:

  • Pequenos e grandes eletrodomésticos
  • Tecnologias de computadores e equipamentos e telecomunicação
  • Bens de consumo
  • Equipamentos de iluminação
  • Brinquedos
  • Equipamentos de entretenimento e esportes
  • Equipamentos médicos
  • Equipamentos e partes automotivas
  • Distribuidores automáticos

Nossos serviços

Nosso espectro de análise RoHS cobre:

  • Procedimentos de triagem XRF e exames químicos quantitativos (DIN EN 62321)
  • Chumbo (Pb), cádmio (Cd), cromato (CrVI), mercúrio (Hg)
  • Retardantes de chama bromados: bifenilos polibromados (PBB) e éter difenílico (PBDE)

Além de podermos atender as exigências feitas para produtos eletro-eletrônicos, é possível realizar medições da concentração de substâncias restritas em matérias primas e produtos finais como partes plásticas, borracha ou metais (abrangendo produtos acabados como ferramentas, utensílios domésticos, bijuterias, entre outros), garantindo assim a segurança e saúde de seus usuários finais.

Também com a mesma praticidade e agilidade nos ensaios, podemos realizar medições para a determinação de ligas metálicas, metais preciosos e metais que compõem um catalisador veicular como Platina, Paládio, Ródio e Molibdênio.