Confira porque fazer a Vistoria Cautelar na DEKRA

01 de out. de 2020
A vistoria cautelar, também conhecida como laudo cautelar, é uma análise completa de identificação, estrutura e histórico do veículo. Muito utilizada na hora de comprar ou vender um carro seminovo, a vistoria cautelar informa ao futuro comprador informações sobre o passado do veículo e a situação atual de componentes estruturais e de identificação.
Além disso, com a vistoria cautelar, é possível identificar possível riscos de segurança graves como defeitos na longarina, estado dos pneus, clonagem do veículo, revenda de peças falsificadas, entre vários outros que são identificados na análise realizada.
A vistoria cautelar da DEKRA é a única que possui em seu laudo, a possibilidade de incluir na avaliação um teste de pintura, onde é verificado além do estado atual da pintura do veículo, se o carro já foi batido ou apresenta pontos de repintura.

Dica para fazer um bom negócio

Lembre-se. Não compre um carro usado antes de fazer uma vistoria cautelar na DEKRA. Entre em contato com o vendedor e agende sua vistoria em uma das unidades DEKRA perto de você antes de comprar o veículo. O Laudo cautelar da DEKRA fornece informações essenciais para você negociar com segurança e total transparência, permitindo a você ter ciência total do que você está comprando, evitando dores de cabeça e futuros problemas, auxiliando na precificação do veículo e facilitando a transação como um todo.

O que é verificado na vistoria cautelar da DEKRA?

De início, são coletadas as numerações de Identificação do veículo para certificação de que as peças são originais, isso pode nos informar sobre possíveis fraudes, como clonagem e adulteração. Nessa fase são analisados mais de 50 itens, como números do motor, do chassi e dos vidros, placas, documentação entre outros.
É fundamental que peças como câmbio, motor e chassi estejam com a mesma numeração, a mesma descrita no documento, pois caso haja divergência no número de identificação, o laudo poderá ser reprovado.
Em seguida, é inspecionada a Estrutura do veículo, a procura de rachaduras, ferrugens, amassados graves e demais avarias que possam afetar a segurança de quem está no carro ou que encontram-se fora da regulamentação padrão. O vistoriador verifica mais de 20 itens, como pintura, lataria, teto, assoalho, colunas e longarinas.
Utilizando todos esses dados coletados desde o início da vistoria e, com o auxílio da plataforma Checkauto, é averiguado o Histórico do veículo. São avaliados mais de 70 itens, como restrições, recall, roubo e furto em aberto, IPVA, multas e histórico de acidentes graves.
Após análise dessas informações, o laudo é finalizado apresentando tudo que foi coletado em detalhes, acompanhado de fotos do veículo nos locais onde houve alguma observação. Nele irá também o Parecer Final, podendo ser: Conforme (o veículo está em boas condições); Conforme com observação (o veículo passou por alguma avaria, mas o reparo foi bem feito e está em pleno funcionamento) ou Inconforme (há sinistro de grande porte no veículo).

Vantagens de escolher a DEKRA

Atualmente, o número de empresas que realizam vistorias cautelares vem crescendo bastante. Porém, cada uma segue critérios diferentes, gerando resultados diferentes e muitas vezes incompletos. A vistoria cautelar não é padronizada por nenhum órgão, tampouco é obrigatória. Portanto, cabe a você escolher um parceiro de confiança que te forneça informações imparciais e completas sobre o veículo que você pretende comprar.
Contudo, a DEKRA é líder em inspeção veicular no mundo e é a maior empresa de vistoria no Brasil, pioneira em informações sobre o histórico de veículos pela internet e de vistorias com avaliação de pintura, proporcionando transparência, segurança e negociações mais justas na compra e venda de veículo usados.
Há mais de 90 anos, a DEKRA tem como compromisso ser o parceiro GLOBAL para um mundo seguro e, com isso, prevenir acidentes e proteger vidas. além de ter compromisso de fornecer serviços de alta qualidade, atendendo os requisitos estabelecidos pelos clientes, órgão regulatórios, normas aplicáveis e o sistema de gestão da qualidade, buscando a melhoria contínua dos processos, serviços e a satisfação dos clientes.