Seu navegador está obsoleto

O Internet Explorer não é mais suportado. Mude de navegador para melhorar sua experiência no site.

Vale a pena comprar um carro usado ou seminovo em 2022?

17. jan 2022

Vale a pena comprar um carro usado ou seminovo em 2022?

O ano novo vem acompanhado de muitas metas e planos, inclusive a listagem das intenções de compra para o período que se inicia. Entre os itens mais desejados, está a troca do carro por um modelo mais novo ou a aquisição do primeiro veículo. Mas, muitos compradores ficam em dúvida na hora de fechar negócio: vale a pena comprar um carro usado ou seminovo em 2022?

Para a maioria dos brasileiros a resposta é positiva, conforme aponta a pesquisa da Webmotors realizada em novembro de 2021. No levantamento, cerca de 85% dos entrevistados responderam que trocariam o seu veículo atual por um usado, representando um aumento de 6% na porcentagem de intenção de compra desde 2020. Já entre os entrevistados que não possuem carro, o interesse de compra de um seminovo atingiu a marca dos 93%.

Além de ser um mercado promissor, a compra e venda de seminovos e usados cresceu após a alta do dólar, já que a moeda internacional impacta diretamente na importação de peças e matéria-prima necessária para a produção no Brasil. Assim, o consumidor final sente no bolso o peso de adquirir um veículo zero quilometro, pois os valores dos modelos mais baratos ficam entre R$ 50 mil e R$ 70 mil.

O que você deve saber antes de comprar um carro seminovo ou usado

A compra de um carro seminovo ou usado pode ser um ótimo negócio para quem quer ou precisa trocar de carro. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados na hora de fechar o negócio.

Ao olhar o carro nos grandes portais do Brasil, o cuidado deve ser grande antes de negociar o veículo, afinal existem muitas fraudes nesse mercado e você deve saber o que fazer para se proteger.

Confira como negociar o veículo e comprar com segurança:

1. Descubra o histórico do veículo antes de iniciar as negociações

Após visualizar alguns carros de interesse em um portal de compra e venda de veículos. solicite a placa do veículo e faça uma pesquisa de histórico na Checkauto. Os anúncios sempre vão falar bem do veículo, mas ao olhar o histórico do veículo é possível saber se ele realmente é aquilo que está sendo divulgado.

Loja DEKRA Santo André (Auto Shopping Global)
Loja DEKRA Santo André (Auto Shopping Global)

2. Não marque para ver o veículo em qualquer lugar

Após ter o histórico em mãos, chegou a hora de visualizar o veículo pessoalmente. O cuidado nesse momento deve ser grande pois, infelizmente, pode ser muito perigoso encontrar o vendedor do veículo em qualquer lugar, principalmente se for na sua casa, no seu trabalho ou em estacionamentos abertos. Para você ter segurança nesse momento, é importante que se encontre em um local seguro e especializado. A DEKRA oferece gratuitamente um espaço confortável em suas unidades para que visualize e negocie o veículo com segurança e transparência: o Ponto de Encontro DEKRA.

Ao entrar em contato com o vendedor, agende o Ponto de Encontro na unidade DEKRA mais próxima no dia e horário definido por vocês.

Vistoria realizada na Loja DEKRA Atibaia
Vistoria realizada na Loja DEKRA Atibaia

3. Faça uma vistoria

Saber o histórico do veículo é muito importante para definir quais veículos você realmente se interessa. Porém, o histórico pode não apresentar todos os problemas que o veículo pode ter. Os fraudadores são criativos e podem fazer reparos, ou trocar informações do veículo que somente uma vistoria de uma empresa especializada como a DEKRA pode descobrir.

Para esse momento sugerimos a vistoria DEKRA Garantido, que analisa mais de 250 itens do veículo, além do estado de conservação, verificando como está o estado dos vidros, painel, bancos, pneus, etc. Essa vistoria é a mais completa do mercado e trará transparência, confiança e segurança na negociação.

Seguindo esses 3 passos acima, você consegue realizar a compra do seu veículo de forma segura e tranquila. Então, vai comprar um carro usado ou seminovo, #FazUmDEKRA!

Compartilhar página