A DEKRA é uma empresa multinacional alemã com 95 anos, empregando mais de 46.000 pessoas em aproximadamente 60 países nos seis continentes. Fundada em 1925 é hoje uma das principais organizações de especialistas do mundo.

O EMP – Expert Migration Program da DEKRA e o Programa integrado que oferece aos enfermeiros graduados brasileiros as condições de para irem de forma segura e legal trabalhar na Alemanha.

Por ser uma empresa alemã, a DEKRA está ciente do problema que a Alemanha vem enfrentando de mão de obra especializada, com mais de 70 mil vagas abertas para enfermeiros e a perspectiva (segundo o Governo alemão) é que até 2030 este número alcance 300 mil vagas.

Utilizando sua experiência internacional e procurando satisfazer essa demanda, a DEKRA criou o Programa Expert Migration. O Programa já funciona há 7 anos na Europa com alto índice de sucesso, formando e preparando os profissionais para trabalhar de forma segura e legal na Alemanha.

O salário mínimo que a DEKRA garante é de 1.500 euros líquido por mês para 40 horas trabalhadas por semana, com possibilidade de bônus e horas extras acordadas com o empregador. Porém, durante as entrevistas de emprego, o candidato terá a liberdade de negociar, dependendo das suas qualificações, local de trabalho e carga horária.

A maioria dos empregadores oferece acomodações temporárias por até 3 meses na própria instituição ou em apartamento compartilhado. Durante esse prazo, o participante deve encontrar uma outra solução de moradia, inclusive já pensando em local adequado para você e sua família, caso optar pela reunião familiar.

Para poder participar do Programa Expert Migration da DEKRA, o candidato deverá possuir bacharelado em Enfermagem, com carga horária mínima de 4 mil horas, além de possuir registro no COREN. Em alguns casos, também podem participar estudantes no último ano do curso.

Não é necessária experiência profissional.

Não é necessário conhecimento do idioma para participar do Programa. Por isso, a DEKRA oferece sem custo para o participante cursos intensivos durante 12 meses para obter a certificação oficial do nível B2.

Não há limite de tempo nos contratos de trabalho. Após obtenção da licença profissional como enfermeiro pleno, o participante obtém também o visto permanente de trabalho na Alemanha.

O Programa Expert Migration oferece uma migração segura e totalmente legal. Isto é, o participante somente migrará para Alemanha quando estiver legalmente habilitado para exercer suas funções como enfermeiro(a) nesse território. Para tanto, deverão ser cumpridas as etapas descritas acima, as quais totalizam um período médio de 20 a 24 meses. A longa duração do processo a ser percorrido pelo candidato é exatamente o que garante o diferencial do Programa Expert Migration: a segurança de um processo migratório que abranja não apenas a habilitação profissional do enfermeiro (a) para exercer suas funções em território alemão, como também a preparação para sua integração cultural no país.

A DEKRA não cobra nenhum valor do participante referente aos cursos, treinamentos e suporte em geral, porém existem alguns investimentos que o candidato deverá assumir como material didático, despesas de viagem, certificados oficiais e processo de migração (passaporte e visto). As despesas de viagem Brasil-Alemanha, poderão ser patrocinadas pelo futuro empregador.

Caso, entretanto, o participante não consiga arcar com alguns desses *investimentos, tais como: certificações, passaportes, passagens aéreas e hospedagens na Alemanha, e ainda sim tenha interesse em participar do Programa, a DEKRA poderá financiar alguns destes valores que serão ressarcidos apenas a partir do 3º mês em que o participante já estiver trabalhando na Alemanha. As condições de pagamento são em até 24 parcelas SEM juros.

*O material didático está exclusivamente sob responsabilidade do participante.

Nada. A DEKRA é remunerada exclusivamente pelos seus clientes (hospitais, centros de reabilitação e de cuidado com idosos) que contratam a DEKRA para atrair, selecionar, treinar e dar todo o suporte para que o Enfermeiro participante do Programa consiga obter o certificado nível B2 na língua alemã, passar nos exames de reconhecimento de diploma e obter o visto de trabalho.

Todos os participantes que tenham migrado e já estejam trabalhando por pelo menos 3 meses, poderão abrir o processo de solicitação de adesão/reunião familiar junto ao Governo Alemão. São permitidos cônjuges e filhos menores de 18 anos, com regulações específicas para os filhos maiores de 16 anos. O processo demora de 3 a 6 meses.

(!) O Programa não inclui oportunidades de trabalho outros membros da família.

De acordo com a nova lei de imigração alemã, a partir de 2020 haverá limitações para pessoas com a partir de 45 anos. Por esse motivo, a DEKRA restringe a idade limite para participar do programa para candidatos com até 42 anos de idade.

Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a equipe pelo e-mail [email protected]

Atualmente mais de 100 empresas em mais de 1000 localidades são parceiras da DEKRA no Programa.

A DEKRA possui um grupo de Gerentes de Integração que oferece o atendimento necessário para que ao chegar a Alemanha você possa tratar dos assuntos práticos como o registro na cidade em que vai morar (um procedimento local obrigatório) e a abertura de conta corrente em banco, por exemplo.

  1. As etapas principais do processo são:

    1) Se inscrever no Programa.

    2) Ser convidado para participar .

    3) Participar e aprovar os 4 módulos dos cursos intensivos de alemão: A1, A2, B1 e B2.

    4) Obter certificado  oficial do nível B1.

    5) Participar dos processos seletivos com empregadores (hospitais, clínicas, lares para idosos, etc.).

    6) Receber e aceitar de ofertas de trabalho.

    7) Obter certificado  oficial do nível B2

    8) Participar do Treinamento Nacional no Brasil para o exame de validação do diploma de enfermagem.

    9) Participar de Treinamento Internacional na Grécia (100% em alemão) para exame de acreditação na Alemanha (duração de 3 semanas).

    8) Realizar e aprovar Exame profissional na Alemanha para emissão de licença para trabalhar como enfermeiro pleno (validação do diploma). O exame é prático e teórico com duração de uma semana.

    9) Solicitar e aguardar aprovação do visto de trabalho (indispensável ter certificação oficial B2 de alemão e reconhecimento/validação do diploma).

    10) Assinar contrato de trabalho (mesmas condições que um funcionário alemão).

    11) Obter visto de residência permanente na Alemanha.

    12) Viajar para Alemanha e começar a TRABALHAR COMO ENFERMEIRO no país.

Gostou? Se inscreva grátis e comece a caminhada para uma carreira de sucesso!

Quer receber mais informações sobre o Programa