2

Eveline Cori
Coordenadora Acadêmica

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais, mestrado em sociologia e cinema alemão. Desde 2009 é professora de alemão com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras além de possuir experiência com tradução e revisão. Realizou intercâmbio no Gymnasium Lerchenfeld, em Hamburgo, Alemanha, país de seus bisavós, de setembro de 2002 a Junho de 2003, onde também foi contemplada com uma bolsa pelo Deutsch-Institut für Ausländer em Hamburgo, Alemanha. Naquela instituição, obteve o diploma da Zentrale Mittelstufenprüfung (ZMP) pelo Goethe-Institut Hamburg. Em 2010, participou do programa de ensino do nível C1 para estrangeiros da University Service em Hamburgo, Alemanha, tendo realizado o exame de nível por esta Instituição.

No intuito de aprofundar sua experiência na educação informal, atuou como arte-educadora bilíngue tanto no Museu da Imagem e do Som quanto na Fundação Bienal de São Paulo, onde acompanhou e viabilizou dois projetos do começo ao fim. De Julho de 2014 a Fevereiro de 2019 trabalhou como assistente administrativo bilíngue, tradutora e arquivista na Filmoteca do Goethe-Institut São Paulo . No instituto também realizou cursos de tradução do idioma. É também membro da Associação Paulista de Professores de Alemão (APPA-SP), tendo cursado no último ano o Erweiterungskurs Für Lehrer (Curso de aprimoramento para Professores de Língua Alemã) no Colégio Benjamin Constant- Deutsche Schule, em São Paulo-SP.

Tendo em vista essa notável experiência no campo da educação como professora e educadora e da administração em instituições de arte, cultura e de relações diretas com a Alemanha, como o caso do Goethe- Institut, resolveu se juntar ao time da Expert Migration Program Brazil da DEKRA, um programa internacional, presente em mais de 9 países ao redor do mundo, que prepara enfermeiros para emigrarem e trabalharem na Alemanha de forma legal e segura. O trabalho na formação desses profissionais com histórias e vivências tão diversas tem sido para a professora muito gratificante e de muita troca.

Na esfera extra- profissional seus interesses se concentram principalmente em: Cinema, literatura, artes visuais, música, yoga e cozinha vegetariana.

João Arthur Ciciliato Franzolin
Coordenador Acadêmico

João Arthur Ciciliato Franzolin é formado em História pela UNESP (2008), com mestrado na mesma instituição (2012). Realizou seu doutorado integral na Alemanha durante três anos (2014-2017) com bolsa do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) na Europa-Universität Flensburg (EUF). Possui experiência de seis meses como professor convidado de História do Brasil pela EUF, bem como de ensino de língua portuguesa para alemães na mesma instituição. Trabalhou retornando ao Brasil como professor particular de alemão por dois anos. Morou em Berlim por quatro meses e em Flensburg por 2 anos e 8 meses. Recebeu certificação de nível C1 na língua alemã pelas seguintes instituições: Carl Duisberg Zentrum (Berlim) e Goethe Institut São Paulo. Continuo atuando como historiador e pesquisador nas horas vagas, escrevendo artigos científicos para revistas brasileiras e do exterior.

A língua alemã passou a fazer parte de sua vida devido ao contato com imigrantes alemães em sua terra natal Assis, onde teve a oportunidade de conhecer com eles um pouco da cultura, comida e costumes da Alemanha. Acredita que sua maior motivação para estar no Expert Migration Program Brazil da DEKRA seja a chance de mudar a vida de milhares de pessoas para melhor, oferecendo-as a oportunidade de um futuro promissor. ⠀

Gosta de assistir filmes, ler livros, fazer jogging e escutar música.

max

Max Clark Cunha
Coordenador Acadêmico 

Mestre em Letras e Literatura Alemã pela USP, bolsista Goethe e DAAD. A Língua entrou em sua vida por meio de um livro que não podia ler quando criança, por esse motivo, decidiu estudá-la em 2004 e, desde 2009, trabalha como professor desse idioma.

O Expert Migration Program Brazil da DEKRA é uma excelente oportunidade de mostrar tudo o que foi apreendido em termos acadêmicos, mas também, é uma excelente oportunidade para dar o melhor de si para que nossos candidatos conquistem o melhor para eles.

Tocar violão e colecionar moedas, HQ e vinis faz muito bem.

alice

Alice Pellegrini Vasconcelos
Professora de Alemão

Formada em Letras – Português/Alemão na Universidade de São Paulo (USP) de 2014 a 2019. Estuda alemão há 8 anos, sendo que desde 2016 faz cursos no Instituto Goethe São Paulo, possuindo o Goethe Zertifikat C1. Em 2018 fez uma viagem de estudos para a Alemanha com colegas e professores da USP e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para participar de palestras em universidades alemãs e no início de 2019 recebeu uma bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) para fazer um curso de alemão em Berlim por dois meses.

Possui ampla experiência como professora de alemão que começou quando ministrou um minicurso de alemão para iniciantes na Faculdade de Educação da USP durante o segundo semestre de 2019.

Alice tem como hobbys a prática de exercícios físicos, como dança e yoga, toco violino e também gosto de ir a eventos culturais e de passar o tempo com sua família.

Ana Paula Seerig
Professora de Alemão

Formada no Curso Normal pelo Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza (2011), bacharel em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (2016) e mestranda em Língua e Literatura Alemã pela USP (2020-2021). Entre 2008 e 2012, frequentou o curso de alemão do Programa de Língua Estrangeira da Universidade de Caxias do Sul (PLE-UCS), concluindo o nível A2. A motivação para cursar alemão surgiu ainda criança, como uma forma de resgatar a origem alemã do avô paterno, o qual não conheceu e que optou por não ensinar o idioma aos filhos. Ao fim do curso, surgiu a oportunidade de ser au pair na Alemanha e, de janeiro a dezembro de 2013 morou em Böblingen, na região de Stuttgart, período no qual cursou o nível B2 e iniciou o C1. Ao retornar ao Brasil e devido ao fato de ser professora formada pelo Curso Normal, começou a ministrar aulas de alemão no Instituto Minsky, em Caxias do Sul, onde ficou até 2019.

Além disso, ministrou aulas particulares e, entre 2018 e 2019, foi professora na escola Astro Language House, também em Caxias do Sul. Concluiu o curso de Comunicação Social – Jornalismo, mas sua atuação na área se limitou a um estágio (abril a dezembro 2012) e a participação na pesquisa que deu origem ao livro “São Pelegrino: quem te viu, quem te vê” (2015), assinado junto com Tânia Tonet e Charles Tonet, no qual é resgatada a história do bairro onde o município de Caxias do Sul começou. A decisão de cursar mestrado em Língua e Literatura Alemã é justamente uma forma de formalizar a decisão de manter a carreira como professora de alemão. Retornou para a Alemanha em 2015, para visitar amigos e familiares, durante duas semanas de julho.

Em 2017 cursou um intensivo em Berlim no Institut International für Kommunikation. Em julho do mesmo ano obteve o certificado B2 do Institut Goethe. Apenas devido ao intenso ritmo de trabalho e às escassas datas de aplicação de prova em Porto Alegre, não fez as provas de certificados de níveis mais avançados.

As horas vagas são preenchidas com livros, música e encontros com amigos.

11

Beatriz de Souza Santos
Professora de Alemão

Beatriz Santos é formada em Letras Português-Alemão pela USP. Começou a estudar Alemão aos 15 anos pelo Centro de Estudo de Línguas, programa do Governo Estadual de São Paulo. Apaixonou-se pela língua e decidiu que queria estudar Letras. Desde então, fez cursos de extensão na faculdade e em 2016 pôde ir pela primeira vez para a Alemanha por meio de bolsa (Winterkurs) oferecida pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). De julho de 2017 a fevereiro de 2018 passou um semestre estudando na Universidade Livre de Berlim com bolsa concedida pela Agência USP de Cooperação Acadêmica (AUCANI). Trabalha como professora de Alemão desde 2017 e é apaixonada pela sala de aula. Sua relação com a Língua Alemã também se dá por meio da Literatura. Faz Mestrado no Programa de Língua e Literatura Alemã na Universidade de São Paulo.

Identificou-se com o Expert Migration Program Brazil da DEKRA por ter pais que atuaram na área da saúde (pai enfermeiro e mãe técnica em enfermagem) e conhecer a necessidade da Alemanha de profissionais da área.

A oportunidade de ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos e a ajudarem outras pessoas é encantadora para ela. É apaixonada por Música (toca violão e estuda canto) e por Literatura. Também gosta muito de assistir filmes, séries e se encontrar com seus amigos e familiares.

4

Carolina Klingenberg
Professora de Alemão

Possui graduação em Linguística pela UNICAMP e atua faz quatro anos como professora de alemão. Nascida na Alemanha, mora no Brasil desde 1999 e gosta de mostrar aos outros aquilo que há de mais interessante e vibrante na Alemanha, através da língua alemã.

8

Douglas Ramos da Silva
Professor de Alemão

Douglas Ramos da Silva  graduou-se como Bacharel em Letras em 2005 e Licenciatura em 2010, sendo ambos em Português e Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Já em 2016, ele concluiu a Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A partir do ano 2000, ele começou a ensinar alemão, no então, Curso de Idiomas Webster, depois no Centro Cultural Americano, desenvolvendo-se muito como professor no projeto acadêmico CLAC (Cursos de Línguas Abertos à Comunidade) na Letras da UFRJ de agosto de 2002 até julho de 2004. Posteriormente, na rede Wizard, no curso FOX idiomas, na Escola Suíço-Brasileira em 2013 e 2014 e, mais recentemente, no Centro Britânico e Educandário Arthur Hingel. Além disso, ele atua como intérprete voluntário com mais ênfase nos idiomas inglês para português; com o alemão atuou por duas vezes. Bem como é revisor de livros em português e revistas em inglês. Por fim, foi convidado para atuar como dublador autônomo para a língua inglesa em vídeos educacionais junto à Editora Betel e com grande Satisfação, Agradecimento e Comprometimento na Honrosa empresa DEKRA como Professor de Alemão. Em 1994, ele iniciou como aluno particular de alemão do Professor Paulo Kern Arcanjo, por duas horas aos sábados; continuando no CLAC na UFRJ (1995), por um período mais longo no Goethe-RJ a partir de 1999, e assim por diante. Com Bolsa de Estudos deste Maravilhoso e Competentíssimo Instituto, ele esteve em dezembro de 2004 e janeiro de 2005 em Freiburg, no sul da Alemanha.

O Expert Migration Program Brazil da DEKRA é um programa real, organizado, apresenta oportunidades, cumpre suas responsabilidades sociais e auxilia profissionais na concretização dos seus sonhos. Isso e muito mais motivaram o Douglas a abraçar esta causa. Para concluir, ele gosta de conversar com os familiares, amigos, aprender línguas estrangeiras (Alemão, Inglês, Francês e Japonês), assistir filmes e ler revistas e livros – em especial a Bíblia; de onde ele adquire Ensinamentos para a Vida e Refrigério para sua Alma e seu Espírito.

Elaine Calça
Professora de Alemão

Elaine Calça é graduada em História pela UNESP, e mestre pela mesma instituição. Estuda desde 2013 a língua, a história e a cultura alemã. Começou espiando, como aluna especial, as aulas de língua e literatura alemã no curso de Letras. No ano de 2015 começou a dar aulas de alemão. Quando viu, já tinha o Goethe Zertifikat C1 e em 2019, foi convidada à trabalhar como Professora Bolsista de Alemão na graduação da UNESP. Considera que dois sonhos foram realizados ao conseguir ir para a Alemanha, como bolsista pelo DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), e ter dado aulas na Universidade Pública. Ensinar alemão profissional para enfermeiros no Programa Expert Migration Program Brazil da DEKRA, e poder acompanhá-los diariamente para vê-los realizar seus sonhos, é motivador. Entre seus projetos pessoais estão o Leia Mulheres – Assis, clube de leitura, e a produção cultural de eventos com as amigas, como a FLiA – Feira Literária de Assis e Festas Juninas do Galpão Cultural. Filmes, músicas, livros, cozinha, plantas e horta, e principalmente compartilhar tudo isso com os amigos e família, são seus maiores prazeres.

Eliana Vassallo Costa
Professora de Alemão

Formada em Letras – Português/alemão pela Unesp- Araraquara, ela ingressou na carreira pelo desejo de ser escritora e professora.

O alemão entrou em sua vida de para-quedas através da literatura, e desde então nunca mais saiu. Já foi professora de português como língua estrangeira no período de graduação, então se utiliza da abordagem intercultural em suas aulas até hoje.

Foi bolsista em 2014 do Goethe- SP e do programa Winterkurs em 2016 pelo DAAD, professora de alemão em escola de idiomas.

Em 2018 criou seu projeto próprio, dando aulas privadas online de alemão e português. Associando o seu desejo de retornar à Alemanha, se aprimorar linguisticamente e se engajar socialmente, decidiu trabalhar um ano como voluntária em uma escola inclusiva na Alemanha. Lá realizou o curso de C2 em alemão, e pela primeira vez entrou em contato diretamente com a área de Cuidados Pessoais/Enfermagem.

Por coincidência – ou não, quem sabe? -, hoje trabalha no programa Expert Migration Program da Dekra, lecionando alemão para futuros enfermeiros na Alemanha.

A sua maior motivação é poder ser parte do processo migratório dos alunos – rumo aos seus sonhos.

Em seu tempo livre gosta de andar de bicicleta – bons resquícios de sua vida na Alemanha -, ler e escrever.

Elisa de Andrade Teixeira
Professora de Alemão

Graduada pela Faculdade Federal de Santa Catarina – UFSC Especialista em Educação Bilingue – IVOTI Atua na área de Ensino e Aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira. Tem experiência em escolas bilíngues, cursos de idiomas, Ensino de Alemão para Terceira Idade. Professora acompanhante/co-organizadora de viagem estudantil (intercambio de jovens à Alemanha). Através da experiência de intercambio pelo Rotary se profissionalizou na área de Letras Alemão. Durante a universidade foi contemplada com uma bolsa estudantil na Padägogische Hochschule Weingarten. É bastante comunicativa, sorridente e adora viajar.

Seu Hobby é escrever poemas e quando possível caminhar na areia do mar. 🙂

Filipe Martins Santos Merces
Professor de Alemão

Filipe é formado em português e alemão pela Universidade de São Paulo e leciona alemão como língua estrangeira e português para estrangeiros desde 2015. Em 2015, teve a oportunidade de fazer um intercâmbio acadêmico na Alemanha, na Universidade Livre de Berlim, onde pode aprimorar seus conhecimentos na língua, cultura e literatura alemas. Trabalha no Expert Migration Program Brazil da DEKRA pois acredita que pode ajudar os profissionais de saúde brasileiros a alcançar o sonho de morar em um país tão maravilhoso como é a Alemanha.

Hudson Kleinbing de Brito
Professor de Alemão

Hudson Kleinbing é estudante do último período de Licenciatura em Letras – Português/Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Começou a aprender alemão a partir de 2014 na universidade e desde então vem se apaixonando cada vez mais pela língua e cultura alemã.

Possui experiência com ensino de língua alemã para crianças, adolescentes e adultos e já participou de diversas pesquisas relacionadas a área de Ensino de Alemão como Língua Estrangeira, principalmente com foco na motivação e autonomia do aluno durante o processo de ensino-aprendizado. Além disso, possui boa experiência com a criação de materiais didáticos e estratégias de ensindo à distância (EaD).

Uma das suas maiores motivações para participar do Expert Migration Program Brazil da DEKRA é auxiliar os outros a alcançarem seus objetivos.

Além de crescer profissionalmente, enfrentando novos desafios como professor, considera esta uma oportunidade única para todos os participantes do programa.um país tão maravilhoso como é a Alemanha.

Janaina Oliveira Matos
Professor de Alemão

Janaina Oliveira Matos é formada no curso de Licenciatura em Letras – Português e Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2019.

Em 2013, teve seu primeiro contato com o alemão através de um curso gratuito na sua escola e se apaixonou pelo idioma. Com muito apoio e motivação de sua professora, decidiu que continuaria com os seus estudos e que gostaria de trabalhar com essa língua. Por esse motivo, sem nunca ter morado sozinha ou ter pisado em outro estado, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro e iniciou sua graduação. Sua primeira experiência com a sala de aula aconteceu em 2017, através de dois projetos de extensão voltados para a formação de professores de língua alemã, onde se descobriu professora e pesquisadora. Nesses projetos, atuou com diferentes grupos de alunos e desenvolveu pesquisas na área de DaF – Deutsch als Fremdsprache (alemão como língua estrangeira).

Em 2018, recebeu uma bolsa do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão para estudar por seis semanas na cidade de Leipzig, na Alemanha e permaneceu por lá durante 3 meses, visitando diversas cidades e aprendendo sobre a cultura alemã.

Atualmente, atua como professora de alemão e vê no programa Expert Migration Program Brazil da DEKRA mais uma oportunidade de aprendizagem e crescimento pessoal e profissional.

Seus hobbys são: tocar violão e cantar com a família e amigos, nadar, andar de bicicleta e passear com os seus cachorros à noite.

Gabriel Vieira Bubniak
Professor de Alemão

Graduado em licenciatura em educação física, viveu por aproximadamente dois anos na Alemanha onde lá trabalhou e estudo Filologia do idioma alemão na universidade de Regensburg.

Trabalha como professor desde 2016 onde adquiriu experiência na área. Domina o idioma alemão e também fala Inglês (Fluente) e Espanhol (Básico).

Ser professor é sempre gratificante e poder auxiliar na realização de sonhos é mais ainda, com o Expert Migration Program Brazil da DEKRA, as duas oportunidades são dadas.

Fluência em alemão e inglês, espanhol (básico).

Alguns Hobbies são: tocar instrumentos musicais, jogos eletrônicos, esportes e estudo de idiomas. alguns cursos de cooperação na área de ensino e primeiros socorros em crianças, jovens e adultos.

Henrique de Andrade Tizzot
Professor de Alemão

Natural de Curitiba (PR), é formado em Relações Internacionais com pós-graduação em Sociologia Política. Atualmente, está terminando sua tese de mestrado em Economia Política Internacional pela Universidade de Kassel, na Alemanha.

Henrique começou a estudar alemão aos 15 anos. Fez um intercâmbio escolar em 2004, morando um ano em Berlim em casa de família. Em 2008, obteve o certificado de proficiência em língua alemã KDS (nível C1) pelo Goethe Institut.

Começou dando aulas de alemão apenas com o intuito de ajudar amigos que queriam estudar música na Alemanha, mas o boca-a-boca positivo o levou a virar professor. Deu aula para todos os níveis, para alunos particulares e em escolas de língua, antes de integrar a equipe do Expert Migration Program.

Adora história, cinema europeu (principalmente os filmes do diretor alemão Wim Wenders) e música, tendo muito orgulho de sua coleção de discos de vinil.

Keise Berbert de Almeida
Professora de Alemão

Graduada em Pedagogia (licenciatura), com experiência  no ensino de idioma alemão (níveis A1 ao C1). Trabalhou por 20 em cursos de idiomas (com adolescentes e adultos), escolas bilíngues da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental – 8 anos dedicados à alfabetização em alemão, oficinas e workshops para professores, pais e alunos –  e em universidades (com adultos, em sua maioria graduandos em letras português/alemão).

Sua motivação para estar no Expert Migration Program Brazil da DEKRA são os novos desafios, a transição para o ramo corporativo e a oportunidade de vivenciar a educação em ambientes não escolares/ acadêmicos.

Seus hobbys são: culinária, leitura, música (violino), canto (6 anos de aula de canto), pintura, viajar e, principalmente, aprender novas linguagens e idiomas.

Keina Werle
Professora de Alemão

Keina é formada em Letras Português/Alemão pela UNISINOS – RS e tem Pós-Graduação em Aprendizagens da Língua Alemã. Fala alemão (dialeto) desde pequena.

Durante a formação do Magistério aprimorou seus estudos da língua e, em 2003, foi aprovada no teste de seleção e contemplada com uma bolsa de estudos, ingressando assim na faculdade de Letras e formando-se no final de 2006. Apaixonada pelo estudo da Língua Alemã, desde então sempre trabalhou em escolas ensinando a língua para crianças a partir de 4 anos de idade.

Em 2010 foi contemplada com uma bolsa de estudos pelo Instituto Goethe e participou de um curso intensivo de didática para aulas de Língua Alemã, na cidade de Bremen. Além disso, durante sete anos esteve a frente de duas escolas da rede municipal de Morro Reuter – RS, assumindo cargo de diretora de escola.

Sua maior motivação em estar na equipe do Expert Migration Program Brazil da DEKRA é poder fazer parte da história de outras pessoas que buscam realizar seus sonhos. Participar deste programa e ensinar alemão para enfermeiros será um novo desafio em sua caminhada profissional, além de ser uma oportunidade gratificante de poder ajudar pessoas a alcançarem seus objetivos.

Seus hobbys são estar com a família, ama muito viajar e conhecer novas culturas, assistir séries e encontros com amigos.

3

Kirkjhonata Melo
Professor de Alemão

Formado em Letras, pós graduação em Metodologia do Ensino das Línguas Portuguesa e Estrangeira. Certificado pela GLS Sprachschule de Berlin com o nível C1.

Trabalhou em diversos cursos como Cultura Inglesa, Wizard, Cellep, entre outros, onde atuou como professor de idiomas (inglês, francês, espanhol, alemão e italiano e como coordenador pedagógico. Atualmente trabalha com aulas particulares bem como professor de português em um colégio particular.

Começou a estudar alemão como autodidata porque línguas são minha maior paixão. Estudo todos os dias desde 2003.

Trabalhar no Expert Expert Migration Program Brazil da DEKRA será um desafio novo e um prazer, pois alemão é sua língua favorita. É uma honra fazer parte de uma empresa séria e de um programa tão valioso.

Seus hobbies são estudar línguas, ouvir música e costurar e pintar camisas. Também ama viajar e experimentar novas comidas.

Lívia Moysés Petersen
Professora de Alemão

A língua alemã sempre foi parte da minha história. A família do meu pai é do norte da Alemanha e, assim como outras famílias, veio parar no Brasil em busca de novas aventuras. Em casa somos amantes de idiomas. Eu e minha irmã crescemos com o português, francês, e o alemão. No final da adolescência, resolvi me mudar para terra da pontualidade. Sentia muita vontade de passar um tempo com a família que mora lá. Durante minha estadia na Alemanha, pude estudar não apenas a língua, mas também cursei artes e adquiri bastante experiência em diferentes áreas profissionais. Depois de cerca de 6 anos, já de volta ao Brasil, fui chamada para trabalhar em um projeto de resgate do idioma alemão em uma região de descendentes de alemães. Ali começou minha história e minha paixão pela sala de aula. Em seguida, fui convidada para trabalhar em um outro projeto, também pedagógico, em parceria com o Goethe Institut. Depois de muitas formações em didática e metodologias, aqui estou, absolutamente empolgada com este novo desafio, que é levar a língua alemã para pessoas que certamente farão um trabalho maravilhoso na Alemanha.

Lucas Nascimento Machado
Professor de Alemão

  • Graduado em Filosofia pela USP.
  • Mestrado em Filosofia pela USP. Doutorado em Filosofia pela USP.
  • 1 mês de Winterkurs em Freiburg. 1 ano de bolsa sanduíche CAPES/DAAD de doutorado em Bonn.
  • Tradutor freelancer de livros de filosofia alemã para a Editora Vozes.

Sua motivação para estar no Expert Migration Program Brazil da DEKRA é porque acredita que se trata de um projeto muito importante, de possibilitar pessoas a começarem novas vidas com maior qualidade de vida e mais oportunidades, além de contribuir para o ensino da língua e da cultura alemã.

Gosta muito de ler, jogar jogos de tabuleiro e video-game, sair com os amigos, viajar e conversar sobre diversos assuntos.

Maria Elisa Sismotto
Professora de Alemão

Maria Elisa é proficiente em Alemão, e possui vários anos de experiência no ensino do idioma, lecionando para pessoas de diversas idades, níveis e necessidades. Morou na Alemanha por dois anos, onde cursou o mestrado na Universidade de Stuttgart. Atualmente estoá cursando a sua segunda graduação, Licenciatura em Letras.

Ser parte da equipe do Expert Migration Program da DEKRA tem lhe possibilitado fazer três coisas que adoro: ensinar Alemão, falar sobre a cultura alemã e ajudar pessoas a ter um futuro melhor 🙂

Matheus Scharf
Professor de Alemão

Natural de Florianópolis (SC), desde pequeno sempre foi apaixonado pela Alemanha e pelo idioma Alemão. Aos 5 anos de idade, aprendeu suas primeiras palavras e desde então admirava ouvir seu tio de Lüneburg falando o idioma.

Em 1994, pisava pela primeira vez em solo alemão. No dia do retorno ao Brasil, dentro do avião, falou para seus pais “um dia eu vou falar alemão e vou morar na Alemanha”.

No ano de 2008, aos 19 anos de idade, partiu para sua jornada em terras germânicas. Após 5 anos de vivência no país, convivência com o povo, cultura e imersão completa no idioma alemão, adquiriu o C1 Niveau e alcançou seu Hochschulzugangsberechtigung pelo Studienkolleg des Ökumenischen Studienwerks e.V., Bochum (Alemanha), em área técnica.

Participou do projeto Escola Família Agrícola de Sobradinho (BA), em parceria com a Lutheranische Kirche de Oberhausen, Alemanha, como tradutor e lecionou tanto Alemão, quanto Inglês em escolas de idiomas em Joinville (SC) e em Florianópolis (SC).

Hoje transmite a seus alunos e interessados pela Alemanha todo o conhecimento que adquiriu dessa língua e cultura maravilhosa através de suas aulas e de seus canais nas redes sociais.

Tem orgulho do que faz e deseja ajudar você a realizar o seu sonho de um dia estudar, trabalhar e morar na Alemanha!

Miguel de Mendonça Resende
Professor de Alemão

Miguel Resende é formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Foi membro do movimento escoteiro por mais de 12 anos e atuou como voluntário por 5 anos na aplicação do método educativo para crianças e jovens e em tarefas administrativas. Neste ambiente que Miguel se descobriu educador. Atualmente cursa Licenciatura Plena em Pedagogia no Curso Pedagogia para Liberdade.

É apaixonado por idiomas e por conhecer novas culturas. Aprendeu inglês quando era jovem e aos 17 anos foi morar na Alemanha como intercambista do Rotary International, entre 2011 e 2012. De volta ao Brasil, continuou seus estudos da língua alemã em cursos no Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG (Cenex-FALE) e com professor particular. Em 2017 prestou o exame TestDaf e foi aprovado nas quatro partes do teste com o nível 4 de proficiência (equivalente ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).

É professor de alemão desde 2017 e de inglês desde 2019. Lecionou em redes de ensino de idiomas de Belo Horizonte de forma presencial e online. Também ministra aulas particulares de alemão e inglês.

Nas horas vagas, gosta de viajar, estar em contato com a natureza, cozinhar e encontrar a família e amigos.

“Como parte da equipe do Expert Migration Program da DEKRA no Brasil, tenho a valiosa oportunidade de auxiliar enfermeiras e enfermeiros brasileiros a se tornarem fluentes na língua alemã e a se aprofundarem nos conhecimentos da cultura da Alemanha, que eu tanto admiro e respeito”

natal

Natalino Menzes
Professor de Alemão

Licenciado pleno em Língua Portuguesa, e especialista em língua e cultura alemãs desde 2006, com foco em Ensino-Aprendizagem de Alemão/Português e Lingüística. Interessou-se pela Germanofonia no início de seus estudos superiores, principalmente por ver nela um universo cultural e lingüístico inteiramente diverso e, por isso mesmo, muito fascinante. Formado pela Universidade Federal do Pará, obteve certificação de proficiência em Língua Alemã do Instituto Goethe São Paulo para o nível GDS (atual C2). Em São Paulo, foi aluno do Programa de Pós-Graduação em Língua Alemã da Universidade de São Paulo. Vem atuando no ensino de alemão, ininterruptamente, desde 2002, do níveil A1 ao C1. Nesse período, também transitou pelas áreas de tradução/versão e interpretação no grupo de línguas português-alemão-inglês. No ano de seu Referendariat, 2009, participou de Seminários de Metodologia e Didática na Unikassel sob a orientação do Prof. Dr. Michael König, e de um curso de especialização no Dialog Institut, também em Kassel – Alemanha.

Possui experiência ensinando português e alemão pra estrangeiros, na cidades germanófonas de Hamburgo e Zurique. Possui vivência acadêmica e profissional em diversas capitais, e também outras localidades, em todas as regiões do Brasil.

Ingressou no EMP-Dekra em fevereiro/2020 pra treinar em língua alemã os profissionais brasileiros da área da Saúde que se desejam trabalhar na Alemanha.

Pedro Galvão de França
Professor de Alemão

Apaixonado pela língua alemã desde sua infância, acredita que cada língua têm sua própria essência, e que aprender uma nova língua é como conhecer uma nova pessoa. Realizou intercâmbio estudantil no Gymnasium Stephaneum, em Aschersleben no distrito de Sachsen-Anhalt (2010), onde cristalizou seu grau de fluência. Desde então, segue se profissionalizando e atuando como professor de alemão, com experiências simultâneas como tradutor e intérprete.

Atualmente cursa seu segundo bacharelado, em Letras com Habilitação em Alemão, na Universidade de São Paulo (USP); tendo sido o primeiro em Relações Internacionais, pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Gosta de manter-se atualizado e imerso na cultura alemã através da leitura de clássicos da literatura alemã e de filmes.

Sua maior motivação como instrutor é poder impactar diretamente de forma positiva a vida das pessoas, e incitar a mesma paixão que têm por línguas. Tendo isso em vista, decidiu integrar o Expert Migration Program (EMP), pois além de ensinar, pode indiretamente ajudar a salvar vidas.

Pedro Miguel Leite de Andrade
Professor de Alemão

Estudou em Escola Waldorf (pedagogia alemã) até se formar no ensino médio e após o término da mesma foi passar dois anos e meio na Alemanha, país de origem de sua mãe, onde fez um curso de Sozialassistent (curso de pedagogia social) no Rudolf Steiner Institut, na cidade de Kassel, Hessen.

Após a conclusão do curso e seu retorno ao Brasil, começou a lecionar alemão para pessoas que gostariam de ir para a Alemanha ou conhecer melhor a cultura e sua língua e o faz desde então.

Também é músico e gosta de estudar em seu tempo livre. Estudou violão erudito e popular por mais de 8 anos e estuda baixo desde os 23 anos.

Rafael Machado Mendonça Lopez
Professor de Alemão

Nascido em Niterói (RJ) – Rafael se mudou em 2004, aos 12 anos de idade, com sua família à Alemanha.

Em 2011 finalizou o ensino médio na cidade de Dresden. No mesmo ano sua família voltou a morar no Brasil. Rafael decidiu ficar na Alemanha para estudar e trabalhar.

Em 2014 se formou como tecnólogo em hotelaria pelo centro vocacional da indústria hoteleira em Dresden, na Alemanha. Durante os estudos, de 2011 a 2014, trabalhou no hotel de luxo Taschenbergpalais Kempinski.

De 2014 a 2016 voltou a morar no Brasil, aonde fez uma readaptação profissional na escola de idiomas Wizard em Niterói. Na mesma, lecionou por 2 anos, alemão, inglês e espanhol para adultos e crianças.

De 2017 a 2020 trabalhou como chefe de vendas na operadora de turismo Miller Incoming GmbH em Baden-Württemberg, na Alemanha.

Início de 2020 voltou a lecionar idiomas como língua estrangeira. Se mudou para o México, onde trabalhou por 6 meses, lá ensinou alemão e português para funcionários mexicanos de empresas alemãs e brasileiras. Hoje se encontra realizado trabalhando no Expert Migration Program Brazil da DEKRA, aonde pode transformar e melhorar a vida de profissionais da enfermagem.

No total viveu 14 anos na Alemanha e tem a nacionalidade alemã e brasileira. Fala Alemão no nível C2, Inglês e Espanhol no nível C1. Atualmente cursa “Leaders of Learning” pela Harvard University e “Aprendizaje y Enseñanza en la Era Digital” pela Universidad Galileo (ead). Seus hobbys são surfar, viajar e aprender novos idiomas. Se interessa por história, geografia, etimologia e psicologia da aprendizagem.

Sérgio Roberto Ferreira Batista
Professor de Alemão

Sérgio Batista é professor. Licenciado em Educação Física trabalhou nas áreas de iniciação esportiva e preparação física por 10 anos, quando sentiu necessidade de ampliar seu horizonte profissional.

Foi para Alemanha e aprendeu o idioma daquele país na escola de idiomas da Universidade de Munique onde viveu por um ano, ato contínuo ingressou no curso especialização em preparação física na Deutsche Sporthochschule (Escola Alemã de Esportes) e participou de estágio técnico em preparação física para tênis de campo no clube Bayern Leverkusen e atletismo no clube LG Kreis Dachau. De volta ao Brasil atuou por 10 anos como gerente editorial em uma editora especializada em educação física, lidando com contratos internacionais, edição de livros e contratação de professores estrangeiros tomou gosto pela estrutura e forma dos idiomas com que trabalhava, o alemão e o inglês. Nos anos 2000 traduziu livros como Futebol Total – o treinamento físico no futebol do prof. Dr. Jürgen Weineck e Periodização do prof. Dr. Tudor Bompa.

Em 2008 iniciou como professor do idioma alemão e passou por escolas como Wizard, Ocean Languages, Business to Business assessoria de idiomas, entre outras.

Fã de atletismo e professor desde sempre, Sérgio considera o EMP DEKRA uma oportunidade única de pertencer a equipe de um projeto que contribui decisivamente na experiência e qualidade de vida de tantas pessoas no Brasil e na Alemanha.

Silvia Kramlofsky
Professora de Alemão

Ida para Alemanha em 1988; Formação no idioma e em Pedagogia, trabalho em diversas escolas infantis na Alemanha focando no desenvolvimento cognitivo e social de cada aluno, ensino do idioma Alemão após o regresso ao Brasil em 2010, tanto em escolas de idiomas como também aulas individuais.

DEKRA é um desafio profissional e ao mesmo tempo uma maneira de ajudar pessoas a adquirir um novo caminho profissional e social em um outro País.

Sinclair Scandolara Junior
Professor de Alemão

Nascido em Santo André – SP e formado em Jornalismo pela Universidade Metodista, começou a estudar alemão como língua estrangeira em 1985 no Instituto Goethe em São Paulo, por sempre ter se interessado pelo idioma e pela cultura alemã.

Esteve no país pela primeira vez em 1989, antes da reunificação alemã, tendo visitado diversas regiões do país, inclusive a antiga Berlim Oriental. Estudou alemão neste período de maneira intensiva no Instituo Goethe de Prien, Baviera.

Começou a ensinar o idioma em 1992 na escola Yazigi. Retornou à Alemanha em 1999 quando realizou um curso em Munique para professores de alemão sobre estratégias de ensino e aprendizado. Em 2000 realizou o curso preparatório do Instituto Goethe para a obtenção do Grosses Deutsches Sprachdiplom (certificação para professores após a conclusão do nível C2), obtido no final daquele ano. Desde então vem atuando como prestador de serviço para cursos de alemão por meio de empresa própria para a Volkswagen do Brasil e para outras empresa alemãs na grande São Paulo. Esteve novamente na Alemanha em 2018 onde concluiu um curso sobre história da Alemanha em Berlim.

Integrando desde outubro de 2020 a equipe do Expert Migration Program da DEKRA.

Um entusiasta da cultura alemã, sempre procura acompanhar de perto o que acontece no país. Nas horas livres tem como atividade de lazer o ciclismo e ouvir música, especialmente blues e jazz.

Thaiane Deringer
Professora de Alemão

Thaiane teve seu primeiro contato com o idioma alemão em 2010, quando se motivou a começar a estudá-lo, principalmente por ser de família de origem alemã.

Em 2014, após concluir um curso técnico em administração, decidiu elevar meu nível acadêmico e iniciou o curso de letras licenciatura em alemão pela UFPR. Desde então tem aprendido muito sobre práticas de ensino da língua.

Durante seu período de graduação esteve três vezes na Alemanha. A primeira vez por meio do programa Au-Pair, no qual passou um ano morando junto a uma família alemã em Munique.

A segunda, com duração também de um ano, por meio de um intercâmbio acadêmico fomentado pela parceria entre a UFPR e a Universidade de Potsdam, próximo de Berlim. E a última vez, em março de 2020, por meio de uma viagem de estudos fomentada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), onde teve a oportunidade de visitar algumas instituições parceira à UFPR ligadas ao ensino de alemão.

Possui experiência de ensino presencial voltado para crianças, jovens e adultos em aulas particulares e em grupo, assim como no formato blended learning e online, tendo ministrado aulas pelo programa Idioma sem Fronteiras-Alemão.

O Expert Migration Program Brazil da DEKRA a motiva por possibilitar a implantação de todo o seu conhecimento, adquirido ao longo dos anos de formação, e, dessa forma, ajudar pessoas a realizarem seus sonhos de morar e trabalhar na Alemanha.

Thaiane é bastante ativa e nas suas horas livres gosta de se exercitar, anda de bicicleta, fazer trilhas, cozinha, viajar e passar seu tempo com amigos e família.

victor

Victor Almeida Tanaka
Professor de Alemão

Formado em Letras – Português e Alemão pela USP desde 2019 e, atualmente, mestrando pelo Programa de Língua e Literatura Alemã da mesma instituição. Sua experiência profissional tem se construído dentro e fora das salas de aula: ministrando aulas em grupo ou particulares, revisando e formatando artigos de uma renomada revista de estudos germanísticos e desenvolvendo pesquisas científicas na área de ensino de alemão. Além disso, já trabalhou como revisor de textos e analista de conteúdo, com foco em materiais didáticos para cursos EAD.

O alemão entrou em sua vida por acaso, no início de sua graduação, e nunca mais saiu. A partir disso, seu amor pela língua e cultura alemãs cresceu para além das fronteiras. Em 2018, com bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), pôde partir em uma viagem de estudos por universidades e institutos de pesquisa de diferentes cidades alemãs; meses depois, voltou a Berlim como aluno de um curso de inverno (Winterkurs). Mais recentemente, sua pesquisa sobre estratégias de aprendizagem e comunicação foi publicada na revista Pandaemonium Germanicum, da USP, e premiada pela Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) como o melhor trabalho de graduação apresentado na área entre 2016-2019.

O programa Expert Migration Program Brazil da DEKRA tem lhe proporcionado uma vivência ímpar e novas visões sobre os processos de ensino e aprendizagem, devido à possibilidade de acompanhar e contribuir diariamente para a evolução linguística e profissional de alunos tão cheios de sonhos.

Seus hobbies são assistir filmes, escrever, fazer caminhadas, explorar a vida noturna da cidade, ler e soltar a voz no karaokê.