Como evitar acidentes de trabalho em escritórios

acidentes_trabalho_dekraOs escritórios possuem um número menor de riscos, se comparado ao “chão de fábrica”, mas mesmo assim algumas medidas de segurança devem ser adotadas. Afinal, acidentes podem ocorrer em qualquer lugar.
Para tornar as estações de trabalho seguras e adequadas as limitações do corpo humano, alguns elementos precisam ser vistoriados e controlados.

Ergonomia ou mobiliário
Diretamente ligado ao comportamento do funcionário, é preciso levar em conta que as cores, a iluminação, o barulho, o espaço e o conforto podem influenciar, mesmo que inconscientemente, as atitudes das pessoas. Além disso, um mobiliário planejado evita doenças ocupacionais como LER (lesão por esforço repetitivo) e DORT (Doenças Osteoarticulares relacionadas ao trabalho).

Equipamentos elétricos eletrônicos
A manutenção do sistema elétrico deve ser feita um profissional qualificado para evitar sobrecargas e improvisações malfeitas. Somente ele pode garantir que os fios não sejam expostos e que as tomadas sejam adequadas para determinado equipamento, evitando assim choques de descargas elétricas, tropeços e até incêndio.

Conscientização dos funcionários
Todos os funcionários precisam ser orientados quanto a algumas atitudes corriqueiras que parecem ingênuas, mas que podem causar danos bem grandes. Como:
o Manter gavetas fechadas para evitar que alguém bata o joelho ou prenda o dedo;
o Ter cuidado com cortadores de papel e outros objetos cortantes ou afiados;
o Não deixar objetos ou caixas no meio do caminho, onde muitas pessoas passam;
o Coloque avisos de que o chão está molhado para evitar quedas;
o Orientação para não forçar as janelas em caso de ventania para evitar que o vidro quebre;

A segurança é responsabilidade de todos, mas a conscientização de um ambiente saudável e seguro precisa partir da empresa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *