cinto-de-seguranca_dekra

Cinto de segurança: ele salta vidas!

cinto-de-seguranca_dekra

 

Exigência legal em vários países, inclusive no Brasil pela lei n° 9.503 de 1997, o cinto de segurança é um item essencial para a proteção dos motoristas e dos passageiros de um veículo.

Além de manter o motorista na postura correta, para evitar cansaço e aumentar a concentração, ele impede que o corpo do condutor bata no volante, na porta, no para-brisa ou que ele seja jogado para fora do veículo, em caso de colisão.

Já para os passageiros do banco traseiro, o cinto evita que eles sejam jogados para as laterais, batam nas portas e ainda que sejam jogados para frente se chocando com o banco e colocando em perigo quem está nos assentos dianteiros.

Mas não pense que a obrigatoriedade é somente nas estradas, ao contrário do que muita gente pensa 8 em cada 10 acidentes são causados em trajetos curtos e em velocidades menores a 65km/h e as que são feridas fatalmente podem ocorrer em velocidades de até 20km/h, onde o impacto pode aumentar o peso da pessoa em até 15 vezes.

Para se ter ideia do tamanho do impacto, pense que uma pessoa adulta suporta no máximo 3 vezes o seu peso. É por isso que a falta do uso do cinto de segurança pode causar ferimentos graves ou até fatais.

Para o seu uso correto é importante se ater algumas recomendações:

  • O cinto de 3 pontos precisa estar preso na altura do ombro e não do pescoço ou orelha, cruzar o tórax e se fixar na lateral do corpo;
  • O cinto sub-abdominal deve se localizar na região pélvica com uma folga de 3 cm
  • Grávidas devem usar o cinto de forma a evitar incômodos. Para isso, a faixa lateral precisa cruzar o corpo e ficar entre os seios e o sub-abdominal deve ficar abaixo da barriga
  • No caso de crianças, regras especificas de acordo com a idade devem ser seguidas:
  • Menores de 10 anos ficam no banco traseiro com equipamento de retenção;
  • Menores de 4 anos precisam usar a cadeirinha com seu cinto próprio;
  • Crianças com idade entre 5 e 10 anos precisam usar uma cadeira diferente ou uma almofada de espuma para ficarem com a altura ideal do cinto de segurança.

 

O cinto de segurança foi desenvolvido para cuidar da vida do motorista e das demais pessoas que estão dentro do veículo, seja ele próprio, táxi ou ônibus. Ele pode salvar a sua vida, use sem moderação.

Fontee: Sincodives

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *