
RECALL FIAT TORO 2.0 DIESEL: FIAT CONVOCA RECALL POR FALHA NO MOTOR
A DEKRA preocupada com a sua segurança, reforça a convocação de recall do veículo FIAT TORO 2.0 Diesel
CONVOCAÇÃO – 07 de maio de 2017
A Fiat convocou nesta sexta-feira (07) as picapes Fiat Toro do ano/modelo 2016/2017, com motor 2.0 diesel e equipados com o dispositivo de chave eletrônica chamado Keyless Enter-N-Go, para um recall devido a uma falha no motor.
Segundo a fabricante, foi detectado que o dispositivo que permite o desligamento do motor quando a alavanca de câmbio está numa posição diferente de P (estacionamento) não está habilitado. O defeito aumenta o risco de colisão com risco de danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros.
FALHA DETECTADA PELA MONTADORA
Foi detectado que o dispositivo que permite o desligamento do motor quando a alavanca de câmbio está numa posição diferente de P (estacionamento) não está habilitado.
CHASSIS CONVOCADOS
De 988226175GKA50482 a 988226175HKB03540
(chassis não sequenciais)
INSTRUÇÕES MONTADORA
A falha é corrigida em 30 minutos em qualquer concessionária Fiat e de forma gratuita.
Para esclarecer dúvidas e agendar o recall, a montadora disponibiliza o telefone 0800 707 1000.
ATENÇÃO
São cerca de nove mil unidades convocadas para o recall da Fiat
Segundo a fabricante, o defeito aumenta o risco de colisão, com, claro, consequentes danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros. A falha, contudo, é corrigida em 30 minutos em qualquer concessionária Fiat e de forma gratuita. Para esclarecer dúvidas e agendar o recall, a montadora disponibiliza o telefone 0800 707 1000.
Esse é o segundo recall da Toro em pouco mais de um ano desde a sua estreia no mercado. Em maio de 2016, a fabricante percebeu que o dispositivo de trava do suporte do estepe pode se destravar com o veículo em movimento, provocando a queda do pneu sobressalente.
DIREITOS DO CONSUMIDOR
O Procon-SP orienta a todos os consumidores envolvidos em campanhas de chamamento a exigirem o comprovante de que o serviço de reparo tenha sido realizado. O documento deve ser conservado e repassado adiante em caso de venda. O direito ao reparo gratuito também é garantido aos proprietários de veículos que foram comercializados mais de uma vez.
Os veículos que não atenderem ao recall e forem reparados em até 12 meses trarão a informação do não atendimento no campo “observações” do próximo Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), conforme determinado pela Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.
DEPOIMENTO DE CLIENTE
Para muitos consumidores a chamada para recall está diretamente ligada à dúvida em relação a segurança. O administrador Rodrigo Moura, por exemplo, dono de um veículo que já passou por recall duas vezes, diz que na próxima troca de carro não irá dar preferência para a montadora do seu atual automóvel. “Acho uma falta de compromisso. Pagamos tão caro para conseguir adquirir um bem desse tipo e nos deparamos com essas falhas que passaram despercebido no setor de qualidade. Como confiar em uma empresa assim?”, afirma.

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