dekra_eislingen_0184

Por que fazer Vistoria Veicular?

dekra_eislingen_0184Vistoria veicular é o da avaliação minuciosa de veículos para checar suas condições de conservação e manutenção. Ela garante mais segurança no trânsito e impede que veículos fora de condições sejam legalizados.

 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a vistoria automotiva deve ser executada na esfera estadual segundo  alguns critérios nacionais. No entanto, hoje apenas os estados de Goiás, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Rondônia, Mato Grosso do Sul regularizaram a vistoria obrigatória para transferência.

Aliás, vale diferenciar os dois tipos de serviço:

 

  • VISTORIA: um profissional com experiência e treinamento avalia itens visualmente, sem a utilização de equipamentos de teste mais avançados. Nesse caso, vistoria-se também os documentos, histórico do veículo, conferência de gravações de chassi, motor, carroceria e outros, além dos itens externos e visíveis. Ela é obrigatória para a transferência e regularização do veículo, além de licenciamento para carros com mais de 5 anos de fabricação.

 

  • INSPEÇÃO: um técnico habilitado (com registro profissional no CREA, no caso do Brasil) avalia as condições do veículo, manuseando os equipamentos do veículo e utilizando máquinas específicas para teste, a fim de verificar seu funcionamento. É necessário quando o dono do carro faz alguma alteração de característica do carro como mudança de roda, mudança de motor, implantação do GNV, tendo a fiscalização feita pelo INMETRO.

 

O que é preciso verificar?

O CRV (Certificado de Registro de Veículos) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) devem estar em condição regular. O IPVA, eventuais multas e demais encargos relativos ao veículo também devem estar quitados.

 

Caso o veículo seja reprovado, o proprietário recebe o “Relatório de Inspeção”, esclarecendo as causas da reprovação. Os veículos aprovados recebem o “certificado” e o “Selo de Inspeção” que será colado no vidro dianteiro do veículo.

 

Além da obrigatoriedade em alguns estados, vale ressaltar a importância, tanto da vistoria quanto da inspeção, para manter seu carro seguro e dentro da legislação vigente. Isso irá trazer paz e tranquilidade para você e sua família, contribuindo para a criação de uma cultura de trânsito mais seguro!