seta

Parte elétrica e luzes do painel

Inspeções da parte elétrica do veículo como luzes, ventilação, bateria, alternador, vidros etc. devem ser feitas pelo menos 1 vez por ano, pois a manutenção preventiva além de evitar multas, elimina a possibilidade do carro te deixar na mão naquele momento que você mais precisa dele e claro garante a sua segurança…

Ao dirigir, procure ficar a tento às informações do painel. Na maioria dos carros, ao se ligar a chave luzes de carga alternador (indicado por uma bateria ) e de pressão de óleo ( lâmpada de Aladim ) se acendem.

Assim que o motor entra em funcionamento essas luzes se apagam e não devem se acender com o motor em funcionamento. Se a luz de óleo não se apagar desligue IMEDIATAMENTE o motor e procure auxilio do seu mecânico ou acione o seguro caso o veículo tenha seguro, jamais ande com o veículo nessa condição pois, os danos ao motor podem ser de grandes proporções.

Em casos de temperatura do motor acima do habitual ou luz de temperatura acesa proceda da mesma forma descrita para pressão de óleo.Esses detalhes fazem grande diferença no custo de reparação do veículo, portanto fique atento!

 

painel-carro

 

Luzes do veículo

Qualquer das luzes em seu carro não funcionarem corretamente é perigoso, bem como um sistema elétrico com falhas. Certifique-se de verificar os seu piscas, luzes de freio, luzes de ré e, claro, seus faróis regularmente. Embora é provável que você detectar um farol desregulado, você pode facilmente não perceber uma lanterna traseira queimada ou quebrada.

Mantenha seu carro em boas condições de funcionamento para mantê-lo seguro e no controle na estrada. É preciso uma quantidade pequena de tempo para verificar essas funções importantes, mas pode economizar dinheiro, combustível e é extremamente importante para a sua segurança e das pessoas ao seu redor.