dekra-economia-nos-negocios

Mais economia para o seu negócio

Novo pneu reúne as performances essenciais para o segmento de veículos comerciais leves

 

Segurança – distância de frenagem no molhado até 7 metros menor do que os concorrentes

Robustez – mais resistência a perfurações

Durabilidade – 40% mais durável

Economia de combustível – mais de 2% de redução do gasto de combustível: melhor custo por quilômetro do mercado

Novo MICHELIN Agilis:

Maior produtividade e menor custo aos frotistas

Grande parte das capitais brasileiras apresenta algum tipo de restrição ao trânsito de veículos de carga. Segundo estudo divulgado pela NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), em 2014, mais de 100 municípios brasileiros já criaram alguma regra para circulação de caminhões nas vias urbanas.

Apostando no potencial do mercado de veículos comerciais leves, que tem perspectiva de crescimento anual de cerca de 5% nos próximos cinco anos (dados de 2015 da consultoria Global Insight), a Michelin desenvolveu o novo pneu MICHELIN Agilis. O lançamento tem como objetivo aumentar a produtividade e reduzir custos, trazendo economia para os negócios dos clientes.

“Os pneus são considerados um dos maiores custos dos frotistas, perdendo apenas para o combustível e o seguro. O novo MICHELIN Agilis foi desenvolvido com foco na rentabilidade destes profissionais, para quem o veículo funciona como ferramenta de trabalho. É essencial para aqueles que rodam o dia todo nas ruas e não podem arriscar o bem-estar dos passageiros, a integridade da carga ou ficar fora de circulação”, explica Anoildo Mattos, Gerente de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin América do Sul.

Para atender a este público, o MICHELIN Agilis, com 80% do volume fabricado na unidade industrial de Itatiaia no Brasil, apresenta superioridade nas performances de segurança, robustez, durabilidade e economia de combustível, que vêm para garantir a rentabilidade do negócio, contribuindo para:

Graças ao Michelin Total Performance – compromisso da empresa em garantir, em um único pneu, mais segurança, durabilidade e economia de combustível, sem abrir mão de nenhuma outra performance -, são reunidas no produto todas estas características, algumas antagônicas, em que estão contidas tecnologias e inovações resultantes de um alto investimento em pesquisa e desenvolvimento.

(1) Testes realizados em 2014 pelo instituto TÜV SÜD AG Alemanha, com pneus comprados no mercado brasileiro (Pirelli, Goodyear, Continental), na dimensão 195/75 R16C.

(2) Testes realizados em 2014, certificados pelo Instituto DEKRA, com pneus comprados no mercado brasileiro (Pirelli, Goodyear) na dimensão 195/75 R16C.

(3) Cálculo baseado nos testes realizados em 2014 pelo instituto TÜV SÜD AG Alemanha, com pneus comprados no mercado brasileiro (Pirelli, Goodyear, Continental) na dimensão 195/75 R16C.

Institutos independentes comprovam a superioridade do novo MICHELIN Agilis

A alta performance do pneu MICHELIN Agilis foi comprovada por institutos independentes que são referência no setor automotivo: os alemães TÜV SÜD AG e DEKRA. Todos os testes foram realizados com pneus comprados no mercado brasileiro, na dimensão 195/75 R16C, e apresentam resultados comparativos com a média dos principais concorrentes da categoria.

SEGURANÇA

Frenagem no molhado

O novo pneu permite distância de frenagem até 7 metros menor em piso molhado do que os principais concorrentes, de acordo com testes realizados pelo TÜV SÜD AG¹. Ou seja, no momento em que o veículo equipado com o lançamento da Michelin encontra-se completamente parado, os demais ainda estão, em média, a 40 km/h.

(1) Testes realizados em 2014 pelo instituto TÜV SÜD AG Alemanha, com pneus comprados no mercado Brasileiro (Pirelli, Goodyear, Continental), na dimensão 195/75 R16C.

Esta performance superior se deve à tecnologia COMPACTREAD, uma combinação de uma escultura com mais borracha e um reforço entre os blocos, que minimiza possíveis deformações, aumentando a área de contato com o solo e maximizando a aderência.

DURABILIDADE E ROBUSTEZ

A tecnologia COMPACTREAD também proporciona maior durabilidade do pneu. Testes auditados pelo Instituto DEKRA comprovam: o novo MICHELIN Agilis apresenta durabilidade 40% superior a de seus principais concorrentes. Composto por uma mistura de borracha oriunda dos pneus de caminhão, tornando-o mais resistente e durável, o produto ainda possui oito escudos laterais, que reforçam a robustez e o protegem das agressões nesta região.

(2) Testes realizados em 2014, certificados pelo Instituto DEKRA, com pneus comprados no mercado brasileiro (Pirelli, Goodyear) na dimensão 195/75 R16C.

ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

Graças à menor resistência a rodagem, o novo MICHELIN Agilis reduz em mais de 2% o gasto de combustível de uma frota, como demonstram os testes realizados pelo Instituto TUV SUD AG³. Segundo Fernando Diniz, Gerente de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin Brasil, “um pneu comum, para ser mais robusto, precisa ser mais pesado, o que exige maior esforço para rodar e maior gasto de combustível”.

Sua inovadora tecnologia MAXSHIELD, uma combinação entre cabos metálicos mais grossos e uma banda de rodagem composta por sílica, proporciona maior resistência a perfurações sem aumentar o peso e sem sacrificar a economia de combustível.

Menor impacto ambiental

A economia de combustível, robustez e durabilidade superiores dos novos pneus não trazem somente benefícios financeiros aos frotistas. Com um desgaste menor, menos resíduos são produzidos e as emissões de dióxido de carbono (CO2) diminuem. Dessa forma, o impacto ambiental do MICHELIN Agilis também é bem menor.

(3) Cálculo baseado nos testes realizados em 2014 pelo instituto TÜV SÜD AG Alemanha, com pneus comprados no mercado brasileiro (Pirelli, Goodyear, Continental) na dimensão 195/75 R16C.

Clientes aprovam o novo MICHELIN Agilis

O novo pneu da Michelin foi testado por um dos maiores grupos de transporte terrestre da Colômbia, o Transportes Montebello Tax Central, que atua em todo o território do país. Segundo o engenheiro de Frota da companhia, Dairo Alberto Meíja, o MICHELIN Agilis mostrou ótimos resultados em diversos pilares da operação.

“Confiabilidade, segurança e economia são as principais vantagens do novo pneu. Pudemos comprovar que, com o MICHELIN Agilis o custo por quilômetro rodado é muito mais baixo em comparação com o a concorrência. Constatamos que o rendimento da frota aumentou mais de 30%”, enfatiza.

Da mesma empresa, o motorista Raul Garcia chama a atenção para a economia de combustível. “Durante os testes, percebi que há menor resistência e fricção do MICHELIN Agilis com o solo, o que faz com que o veículo consuma menos combustível”.

De acordo com Garcia, a aderência é outro ponto positivo. Para o profissional, outras marcas proporcionam mais deslizamentos sobre a pista do que o produto da Michelin. “A distância de frenagem é bem mais curta: assim que piso no freio sinto imediatamente a adesão ao solo”, ressalta.

Opinião compartilhada no Brasil por Elfio de Carvalho Neto, Gerente Nacional de Transportes da Souza Cruz. Segundo o executivo, “comparando o novo MICHELIN Agilis com os outros pneus testados por nossa frota, posso dizer que o que impacta é a segurança que ele transmite, a rentabilidade que traz e a performance do dia a dia das operações”.

Segundo Fernando Diniz, em uma frota, por exemplo, com 10 veículos equipados com o novo pneu, em um ano haverá economia de mais de 1.000 litros de combustível. O cliente deixará de comprar cerca de dez pneus por ano, e a redução de horas paradas para manutenção e troca equivale a três horas por ano. A economia será de mais de R$ 5.000, incluindo gastos com pneus, combustível e montagem.

MICHELIN Agilis: 10 dimensões disponíveis

Principais veículos que equipa:

Aro 15″: CITROËN JUMPER, FIAT DUCATO, HYUNDAI HR, JINBEI TOPIC, KIA K2500/2700, MERCEDES-BENZ SPRINTER e PEUGEOT BOXER.

Aro 16″: FIAT DUCATO, FORD TRANSIT, IVECO DAILY, RENAULT MASTER e MERCEDES-BENZ SPRINTER.

195/70 R 15C 104/102R TL

205/70 R 15C 106/104R TL

225/70 R 15C 112/110R TL

195/75 R 16C 107/105R TL

205/65 R 16C 107/105T TL

205/75 R 16C 110/108R TL

205/75 R 16C 113/111R TL

215/75 R 16C 116/114R TL

225/65 R 16C 112/110R TL

225/75 R 16C 118/116R TL

Institutos que certificam o novo pneu MICHELIN Agilis

TÜV SÜD AG – Com sede em Munique, na Alemanha e fundado em 1866, o TÜV SÜD é um dos líderes mundiais em organizações de serviços técnicos. São mais de 20.000 funcionários em parcerias com clientes de todo o mundo. Um grupo de profissionais qualificados e experientes trabalha para garantir o máximo de eficiência, segurança e qualidade. Alguns exemplos de serviços oferecidos pelo TÜV SÜD são: auditoria e inspeção, consultoria, teste e certificação de produto.

DEKRA – Fornecedor internacional de serviços para o setor automobilístico, fundado em 1925, em Stuttgart, na Alemanha. Atualmente, a companhia possui cerca de 33 mil colaboradores nos mais de 50 países em que atua. No Brasil, a DEKRA vem trabalhando desde 1995.

A missão da Michelin, empresa líder na indústria de pneus, é contribuir para a melhoria da mobilidade das pessoas e das mercadorias de forma sustentável. Para isso, o Grupo Michelin fabrica e comercializa pneus para todos os tipos de veículos, de aviões a automóveis, passando pelos pneus para motocicletas e bicicletas, pneus para os equipamentos de mineração, de terraplanagem e de uso agrícola, assim como pneus para ônibus e caminhões. Michelin propõe também serviços informatizados de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias de turismo, de hotelaria e de gastronomia, assim como mapas e atlas rodoviários. O Grupo Michelin, cuja sede se localiza na cidade de Clermont-Ferrand, França, está presente em mais de 170 países, emprega 112,300 pessoas e tem 68 unidades de produção em 17 países diferentes. (www.michelin.com.br). O Grupo possui um Centro de Tecnologia encarregado pela pesquisa e pelo desenvolvimento com operações na Europa, na América do Norte e na Ásia.

 

 Publicado originalmente em 02/07/2015