Eficiência Energética para produtos de iluminação

Os produtos de iluminação entram no escopo da DEKRA para Certificação de Eficiência Energética na América Latina

 

A DEKRA foi recentemente credenciada pelo organismo de acreditação brasileiro CGCRE (INMETRO) para certificar produtos de iluminação, reatores fluorescentes de iluminação e produtos de iluminação LED para uso doméstico e geral, de acordo com os requisitos de Eficiência Energética (EE) da Colômbia e do Peru.

 

O objetivo da energia eficiente é reduzir a quantidade de energia necessária para usar produtos e serviços. Na iluminação, isso significa que uma lâmpada LED usa menos energia do que uma lâmpada incandescente tradicional para fornecer luz, o que também envolve a redução de custos e danos ambientais. Esses objetivos são reforçados pelos governos, implementando diferentes regulamentações obrigatórias para importação, comercialização e/ou uso de produtos com maior eficiência energética.

 

Na América Latina, países como Colômbia e Peru desenvolveram e implementaram seus próprios esquemas de certificação de eficiência energética, além de regulamentos técnicos para garantir que o desempenho dos produtos importados atenda aos requisitos essenciais de consumo de energia. A certificação EE é obrigatória e precisa ser emitida por um organismo de certificação credenciado. Quando todos os requisitos do esquema de marca EE forem atendidos, o equipamento elétrico colocado no mercado deve ostentar a etiqueta EE.

 

A DEKRA orgulha-se de ter sido concedida pelo INMETRO para adicionar dispositivos de iluminação para esquemas de certificação de Eficiência Energética ao seu portfólio de serviços na Colômbia e no Peru. O INMETRO, como membro do Fórum Internacional de Acreditação e bem aceito nos países da América Latina, é responsável por credenciar laboratórios independentes para fornecer certificações na América Latina.

 

Além de produtos de iluminação, a DEKRA também é credenciada para certificar no Peru e na Colômbia outros tipos de dispositivos mostrados na tabela a seguir:

slide1Em outros países da América Latina como Costa Rica, Equador, El Salvador e Panamá, a DEKRA também está autorizada a certificar geladeiras, freezers, secadoras, máquinas de lavar e condicionadores de ar, seguindo os requisitos de eficiência energética de cada país.

A DEKRA realiza testes e acreditações para a etiqueta EE em vários continentes, com o objetivo de oferecer suporte ideal a fabricantes e importadores para obter a certificação exigida.