Handing over the keys

DEKRA apresenta 5 bons motivos para comprar um carro usado

A crise econômica acabou por evidenciar as vantagens na escolha de um bom seminovo com total segurança  

 

São Paulo, agosto de 2016 – Com a atual crise econômica, trocar de carro virou um luxo e optar por um zero está cada vez mais raro, basta ver a queda de 21,5% nas vendas de zeros no primeiro semestre de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015. Já as vendas de seminovos (veículos de 0 a 3 anos) subiram na mesma proporção, 21%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso ocorre porque o zero se desvaloriza assim que sai da concessionária, e as entradas estão cada vez mais altas para o bolso do brasileiro.

 

Pensando nisso, o Grupo DEKRA, líder global em inspeção veicular e líder em serviços de vistoria automotiva no Brasil, apresenta cinco bons motivos para optar por veículo usado, de preferência um seminovo (até três anos de uso), na sua próxima compra de automóvel.

 

“Com a atual crise econômica, veículos zero quilômetro, por custarem mais caro, ficam fora de cogitação para maior parte da população brasileira. Além disso, nos primeiros anos de uso, os carros zero sofrem a maior desvalorização de sua vida útil. Neste cenário, optar por um modelo seminovo pode ser a escolha mais inteligente”, explica José Félix, responsável pela área de varejo da DEKRA no Brasil.

 

Veja abaixo cinco razões listadas pelo especialista para optar por um carro usado:

 

  1. Possibilita mais itens por um preço menor: o valor dos carros zero de entrada estão altos, girando em torno dos R$ 40 mil sem opcionais. Com esse mesmo valor, é possível adquirir um seminovo (com até três anos de uso) mais completo, sofisticado e com motor mais potente. E para os consumidores que não abrem mão do “cheirinho de novo”, já existem produtos no mercado que imitam o aroma;
  2. Economia para quem troca sempre de carro: o carro zero é indicado para quem pretende ficar com ele pelo menos três anos, pois sofre maior desvalorização nesses primeiros anos de uso. Se o comprador tem o hábito de trocar o veículo com certa frequência, o carro seminovo é ideal, pois evita perda desnecessária de dinheiro;
  3. Perfeitos para motoristas iniciantes: os motoristas que acabaram de tirar a carteira de habilitação tendem a desgastar mais o carro por conta de sua pouca experiência na direção. Por isso o carro usado é uma escolha acertada, evitando preocupação excessiva com cuidados que podem frear o aprendizado do novo motorista;
  4. Cautela: Apesar de ser economicamente mais atrativo do que um zero, é preciso estar atento. Alguns golpes podem ser aplicados como adulteração de chassi, duplicidade de motor, documentos roubados, entre outros. Por isso, antes de finalizar a compra, é muito importante verificar o histórico do veículo. Hoje já existem serviços do tipo disponíveis online e com preços acessíveis. A Checkauto, da DEKRA, por exemplo, permite a verificação apenas com o número da placa do veículo.
  5. Veículo na garantia: Está preocupado com a garantia de fabrica? Hoje é possível ter garantia semelhante à de fábrica para veículos seminovos. A DEKRA, por exemplo, oferece uma vistoria completa, com análise de mais de 105 itens do veículo, e posteriormente uma Garantia mecânica equivalente à de fábrica para veículos seminovos.

 

“Tomando alguns cuidados, como a checagem de procedência e a vistoria do veículo, é possível comprar um seminovo em boas condições, com segurança e comodidade. A vantagem é que as margens de negociação permitem adquirir um carro até mais equipado e potente do que um zero quilômetro, o que pode ser uma grande vantagem para os consumidores com o orçamento mais apertado”, finaliza o executivo.