motores_2

Como funciona a vistoria do seguro?

vistoria automotiva é uma exigência de seguradoras, bancos e financeiras no momento da contratação do seguro de carros. Trata-se de uma garantia tanto para o proprietário comprador o quanto para as empresas.

O nome correto do serviço é vistoria prévia, e ela foca na avaliação das condições de conservação do carro e identificação de possíveis fraudes e adulteraçõesmotores_2 na sua estrutura.

A vistoria prévia deve ser realizada por empresas autorizadas pela seguradora e verifica o estado do carro antes da formalização do seguro automotivo, identificando caso existam problemas que impeçam a cobertura.

Esse tipo de vistoria pode ser realizada em postos autorizados pela seguradora ou realizada em domicílio. A DEKRA, por exemplo, trabalha com a principais seguradoras do país e conta com mais de 300 postos de atendimento.

Após a aprovação da vistoria pela empresa, a seguradora autoriza a vigência do seguro.

A vistoria do seguro não é obrigatória  em dois casos:

  • Para carros zero km: nesse caso basta apresentar a nota fiscal de compra do veículo e a data de saída. Mas fique atento, alguns carros não seguem essa regra, como os  blindados.
  • Renovação do veí­culo dentro da vigência: É importante renovar o seguro dentro da vigência, assim não será preciso se encaminhar até os pontos autorizados para fazer a vistoria. No caso de renovação, será necessário apresentar a apólice atual para utilizar a classe de bônus.

Caso vá trocar de seguradora, você precisará fazer a vistoria prévia novamente. O mesmo ocorre se quiser fazer alterações na cobertura.

Vale lembrar que cada seguradora determina em quais veículos e situações exigirá fazer ou não a vistoria prévia.