Carro elétrico da Amazon

A Amazon apresentou mês passado seu carro elétrico. O modelo inicialmente conhecido apenas como robotáxi deve competir por passageiros nas ruas dos Estados Unidos com a Lyft e a Uber nos próximos anos, mas também com outras empresas como Alphabet e GM, que já estão testando seus táxis autônomos.

A responsável pelo desenvolvimento do carro da Amazon é a Zoox, startup que foi adquirida este ano pela empresa de Jeff Bezos. O robotáxi recebe até quatro passageiros, não tem volante, chega a atingir 120 km/h e tem autonomia de 16 horas, proporcionada por duas baterias instaladas embaixo dos assentos.

Outra diferença importante é a presença de dois motores elétricos: um instalado na parte frontal e outro na traseira. A mecânica e o design do veículo foram projetados para que ele se movimente em qualquer direção.

Além de revolucionar o conceito de carro, o robotáxi tem o desafio de tornar um serviço de transporte privado de passageiros via aplicativo da Amazon. As primeiras corridas devem acontecer em cidades como São Francisco e Las Vegas.

Cada vez mais, as empresas atentas ao futuro das cidades e responsáveis ambientalmente estão investindo em tecnologias e ciência com os carros elétricos e autônomos. Dentre elas, a DEKRA que já faz diferentes tipos de testes em veículos elétricos e autônomos, inclusive nos equipamentos de carga, possui laboratórios e pistas de testes capacitados e muita informação para contribuir com a sua segurança nesse novo formato de mobilidade urbana.

Confira a matéria da CNN Brasil sobre o assunto: